A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Famato e Senar-MT realizam curso inédito para formar leiloeiros rurais

Post Image

Com o objetivo de qualificar novos leiloeiros, a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) realiza até o próximo dia 27 de setembro o curso de Formação de Leiloeiros Rurais. Conforme  a Lei Nº 4.021/61, compete às Federações a nomeação e credenciamento de leiloeiros rurais para atuar em Mato Grosso.  Atualmente existem 46 profissionais credenciados e destes menos da metade atua na área.

 

Ao se deparar com os motivos deste baixo envolvimento e da crescente necessidade de profissionais deste perfil, a Famato solicitou ao Senar que desenvolvesse um curso inédito. “A produção de Mato Grosso cresceu muito nas últimas décadas e o fato de sermos líder na produção de carne bovina no país comprova o quanto o mercado exige profissionais qualificados não apenas sobre os mecanismos de leilão mas também conhecimentos específicos do setor. Boa parte dessa produção é comercializada por meio de leilões”, frisou Rui Prado, presidente da Famato e do Senar-MT.

 

Os participantes deste curso terão a prerrogativa de leiloar bens pertencentes aos produtores rurais, sejam semoventes ou bens móveis e imóveis, inclusive no âmbito judicial. Extenso e bastante diversificado, o curso aborda assuntos como conhecimento das raças, embarque, desembarque, transporte e boas práticas agropecuárias. Assim como cria, recria, engorda, trato natural e confinamento. E terão ainda a oportunidade de aprender a conduzir um leilão, conhecer a legislação e os aspectos jurídicos que envolvem o setor.

 

No encerramento do curso, em 27 de setembro, será feita uma simulação de leilão para avaliação dos alunos. Cada um terá oportunidade de simular a venda de dois lotes. Os avaliadores irão observar itens como: postura, apresentação pessoal, dicção, impostação de voz e conhecimento sobre os bens oferecidos.

 

O vice-presidente da Famato na região Norte, Arnaldo Campos, conta que este curso foi reformulado para atender a nova resolução sobre a profissão de leiloeiros. “Este curso que elaboramos junto com o Senar-MT é inédito no Brasil. O leiloeiro precisa entender a legislação e conhecer bem o produto que está vendendo”.

 

Um dos palestrantes do curso, o médico veterinário e jurado da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Luis Gustavo Kraemer Wenzel ressalta importância desta iniciativa pouco comum no Brasil. Em sua palestra, Wenzel apresentará o trabalho da ABCZ já que mais de 70% dos  bovinos brasileiros têm sangue de zebuíno.

 

Participa do curso de Formação de Leiloeiros Rurais a primeira mulher a se registrar como leiloeira oficial do Estado, a Luzinete Mussi. “Acredito que a partir do momento em optamos por esta profissão é preciso se dedicar e aprimorar cada vez mais”. Luzinete já trabalha no setor e diz que com o curso de  leiloeira rural vai ampliar sua área de atuação.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).