Para o segundo semestre de 2013, a equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) preparou cinco novos treinamentos. Entre as opções para a área de Formação Profissional Rural estão Operação de Tratores Agrícolas, Tecnologia de Precisão em Máquinas Agrícolas e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR) e para a área de Promoção Social os novos cursos são Confecção de Arreio Banana e de Arreio com Armação.
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, estes novos treinamentos são oriundos da demanda crescente do setor agropecuário. Esta necessidade foi identificada por meio de um estudo que o Senar-MT solicitou à Universidade Federal de Viçosa (UFV). A entidade ouviu representantes de instituições do setor agropecuário e dos Sindicatos Rurais. “Neste trabalho também foram definidas sete cadeias produtivas prioritárias. Vamos lançar outros novos cursos ainda este ano”.
Piscicultura, cotonicultura, soja e milho, olericultura, fruticultura, sistemas florestais e bovinocultura de leite são as cadeias produtivas prioritárias elencadas pela UFV para Mato Grosso. O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, acrescenta que a equipe técnica da instituição está trabalhando na elaboração de novos cursos para atender demanda destas sete cadeias prioritárias.
A necessidade por treinamentos no setor de máquinas agrícolas cresce na mesma proporção em que a agricultura expande em Mato Grosso. O primeiro treinamento de Tecnologia de Precisão em Máquinas Agrícolas está em andamento no município de Sinop. O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Leonildo Barei, ressalta que a demanda por este curso é grande em sua região. Também já há turmas programadas para os municípios de Sorriso, Alto Taquari e Campo Verde.
Para a mesma área também foi criado o treinamento de Manutenção de Tratores Agrícolas, onde os alunos aprendem a fazer limpeza das máquinas, identificarem os componentes, trabalhar com sistema de alimentação, arrefecimento, lubrificação, locomoção e manutenção. Mas não é só isso. Os alunos também têm aulas de cidadania, segurança e saúde no trabalho, identificação de instrumentos e comandos.
Outro setor onde a demanda cresce vertiginosamente é o de Segurança no Trabalho. Para qualificar e preparar os profissionais, o Senar-MT oferece o treinamento de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR). Quem participa deste treinamento aprende a identificar dentro dos setores da empresa rural os riscos das atividades laborais para a prevenção de acidentes e doenças. Ao concluir o curso estas pessoas estão qualificadas para atuarem em Comissões Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) no Trabalho Rural.
Confecção de arreio banana e de arreio com armação são os novos treinamentos do setor de Promoção Social oferecidos pelo Senar-MT. Além de aprender a confeccionar os arreios, os alunos também têm aulas sobre segurança do trabalhador, cidadania, qualidade e produtividade e classificação e defeitos do couro bovino.
Os interessados em mais informações destes novos treinamentos devem acessar o site WWW.senarmt.org.br ou o sindicato rural de seu município.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).