Para esta semana a equipe do Mutirão Rural da Cidadania realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sindicatos Rurais, Governo do Estado e vários outros parceiros estará nos municípios de Carlinda e Nova Canãa do Norte. Os trabalhos da próxima semana começam logo no domingo (18), em Peixoto de Azevedo. Em seguida a equipe vai para Matupá, Guarantã do Norte e Colíder. Nos primeiros dias de agosto a equipe já passou por Nova Bandeirantes, Apiacás Paranaíta e Alta Floresta.
Em julho a equipe multidiciplinar do Mutirão Rural da Cidadania passou por mais de 10 municípios. Ao todo foram atendidas 20.228 pessoas e realizados 223.553 atendimentos. O programa oferece gratuitamente diversas ações para as comunidades rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas de Mato Grosso.
A equipe do Mutirão Rural faz carteira de trabalho, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emite documentos pessoais e certidões. O grupo também emite segunda via destes documentos. O dia de Mutirão Rural da Cidadania também é bastante movimentando por palestras sobre esclarecimentos das leis de trânsito, direito do consumidor e inclusão social. A equipe também faz Boletins de Ocorrência e várias outras ações como aulas de inclusão social, atividades físicas, culturais e de lazer também são realizadas.
A novidade do Mutirão Rural da Cidadania, este ano, é a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. "Com isso também podemos oferecer exames médicos, como o teste de glicemia e aferição da pressão arterial", explica o supervisor do Senar, João Vargas.
Com a meta de realizar 550 mil atendimentos e beneficiar 55 mil pessoas, o Mutirão Rural da Cidadania, em 2013, passará pelos municípios das nove regionais do Senar-MT. "Atendemos a população urbana, mas nossa prioridade é o homem do campo. Cerca de 80% do total de atendimento deve ocorrer em comunidades da zona rural, onde acreditamos que o acesso aos serviços é mais difícil". Em 2012 foram beneficiadas 38.201 pessoas. O Mutirão esteve em 99 municípios e fez 414.538 atendimentos.
O programa também conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), Rede Cidadã, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, o Sistema Nacional de Empregos (Sine), Procon, Detran, e vice-governadoria, através da Superintendência de Assuntos Indígenas.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).