Ocorre nesse sábado (23.02) o 1º Encontro de Giristas de Mato Grosso promovido pela Associação dos Criadores de Gir do Estado (GIR) e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O evento será na fazenda Vista Alegre, na Rodovia dos Imigrantes KM2, a partir das 8h30. Entre as atividades programadas está a palestra sobre Associativismo e Cooperativismo ministrada pelo instrutor do Senar-MT, Carlos Alberto Tabareli, às 9h30.
O analista do Senar, Wlademiro Neto, irá participar da atividade e adianta que demonstrará aos criadores de GIR o empenho do Senar em atender a cadeia produtiva do leite, que está em pleno desenvolvimento no Estado. “O Senar mantém um portfólio de cursos e treinamentos voltados para a cadeia do leite. Por meio de parceria com a associação e os sindicatos rurais, a instituição leva essa capacitação ao produtor rural”, explicou. “Para atender a Cadeia da bovinocultura foi formatado o treinamento em Doma e Preparação de bovinos para exposições, que contempla a bovinocultura de leite”, revelou.
Segundo a presidente da Associação Mato-grossense de Criadores, Márcia Holen Borges, a programação ainda prevê depoimentos de criadores da raça e um mini leilão. “Estamos em buscando de incentivar e estimular a seleção da raça GIR em Mato Grosso”, afirmou. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3623-9269 ou 3322-7694, ou ainda pelo e-mail: associacaogirmt@gmail.com.
O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT). Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) para ter acesso a mais informações da entidade.
Foto: Rosimar Silva