A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT e Seduc preparam programa para 2013

Post Image

Atender cerca de 1400 pessoas em 90 municípios mato-grossenses com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) na área rural. Está é a meta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para o ano de 2013 e foi apresentada ao secretario de Estado de Educação, Ságuas Moraes, na tarde de terça-feira (27.11), pelo presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, e pelo superintendente da instituição, Tiago Mattosinho. “A Seduc é demandante dos treinamentos e o Senar ofertante, para que o PRONATEC Rural seja um sucesso essa parceria precisa estar muito bem alinhada”, comentou Prado.

O PRONATEC é um programa do governo federal que visa ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional brasileira, realizado em parceria com as instituições de ensino nos estados. Em Mato Grosso, o Senar está realizando até o final de dezembro cinco turmas do programa piloto. Duas são para Piscultor em Vila Bela da Santíssima Trindade, duas turmas ocorrem em Sorriso (Operador de Máquinas e implementos agrícolas e Horticultor)  e uma de Apicultor em Barão do Melgaço.

Em 2013 o Senar irá oferecer 12 treinamentos, a maioria com 160 horas, apenas o de Suinocultor prevê 180 horas e o de Equideocultor 320 horas. Os outros treinamentos são para Avicultor de postura de corte, Fruticultor, Cultivador e beneficiador de mandioca, Bovinocultor de Leite, Bovinocultor de corte, Operador de Máquinas e implementos agrícolas, Operador de processamentos de embutidos e defumados, Operador de sistema de irrigação, Apicultor e Horticultor.

De acordo com o secretario da Seduc, as equipes do Senar e da secretaria de educação estão trabalhando para que a meta do PRONATEC Rural em Mato Grosso seja alcançada. “Já temos o levantamento de 45 municípios e a expectativa é que agora consigamos verificar a demanda nos 45 municípios que ainda faltam, para que a gente possa iniciar em 2013 esses cursos profissionalizantes com perfil voltado para a área rural”, destacou Moraes. “A parceria com o Senar é de extrema importância para que alcancemos a meta do programa nacional de 8 milhões de jovens qualificados até 2014, afinal temos a responsabilidade de capacitar a nossa mão de obra no campo para que a gente possa produzir cada vez mais com qualidade”, avaliou.

Rui Prado lembrou que a qualificação rural é um importante fator de manutenção dos jovens no campo. “Um dos motivos que faz com que o jovem deixe o campo é justamente o ensino, pois ele precisa ir para cidade para encontrar uma escola, e na medida em que conseguirmos atuar no interior menor êxodo rural iremos perceber”, considerou. “Não tenho dúvida nenhuma que o Pronatec rural é uma via muito importante para o desenvolvimento do nosso país e de nosso estado, haja vista que dá oportunidades a jovens do campo de melhorar a renda e a qualidade de vida”, argumentou.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).