A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Visita a propriedade em Campos de Júlio abre Expedição em MT

Post Image

A expedição Soja Brasil em Mato Grosso teve início nessa manhã (29.10) no município de Campos de Júlio (600 km).  A comitiva formada por integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado (Senar-MT),  Associação dos Produtores de Soja e Milho Nacional (Aprosoja Brasil )e Estadual (Aprosoja Mato Grosso), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e equipe  do Canal Rural irão visitar a Fazenda Seben no período vespertino. Por volta do meio-dia haverá um link transmitido ao vivo pelo programa Mercado & Cia do Canal Rural, na Praça Central de Campos de Júlio.

“Na Fazenda Seben poderemos verificar de perto o trabalho desenvolvido pelo Senar-MT”, revela o líder da equipe do Senar, Rafael Fabri.

“Queremos que todo o Brasil saiba o quanto a qualificação pode melhorar o trabalho e a vida das pessoas que passaram por treinamos da instituição”, explicou Fabri. “Este momento também será oportuno para ouvirmos as necessidades por novos treinamentos do produtor e do trabalhador rural nos municípios pelos quais vamos passar durante o Soja Brasil”, completou.

De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, a propriedade Seben realizou em parceria com o Senar-MT treinamentos de Operação e Manutenção de Motosserra para  capacitar  seus funcionários e os resultados são considerados positivos. “Aqui em Campos de Júlio temos o corte de florestas plantada de eucalipto para fornecimento de lenha para usina de cana, com isso geramos mais de 20 empregos diretos e outros tanto indiretos, para esse trabalho, essas pessoas passaram por treinamos do Senar”, comentou. “No momento que discutimos a necessidade de trazermos industrias para o nosso Estado, aqui no município conseguimos esse feito,  ou seja, é o Senar mudando a vida das pessoas”.

Silveira também é membro do Conselho Deliberativo do Senar-MT e afirmou que a instituição acompanha o desenvolvimento do Estado. “Mato Grosso de uma forma geral está na vanguarda e o Senar-MT tem mostrado isso, principalmente com as parcerias com outras entidades para novos projetos, como foi o caso da Academia de Liderança e o Sucessão Familiar e agora com o Soja Brasil”, citou. “Nesse projeto o Senar poderá mostrar para o Brasil todo qual o seu papel. Temos parceria com o Senar Goiás e Mato Grosso do Sul, mas aqui está muito forte”, destacou lembrando que o Senar-MT está participando diretamente da realização do projeto. “O Senar-MT  está de parabéns”, disse.

Sobre a expedição Glauber Silveira comentou que está com expectativa muito positiva. “Vamos fazer um Raio-X da produção brasileira, pois passaremos por cerca de 85% dessa produção, já que visitar as principais regiões produtores do país”, argumentou. “Paralelo a isso mostraremos o que o Senar tem feito de diferente na vida das pessoas.

Queremos mostrar a diversificação da produção nessas propriedades, mostrar uma grande propriedade, uma pequena, a agricultura familiar e demais produções com foco na agricultura”.

O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás.  Tem o patrocínio de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural e acompanhe a Expedição Soja Brasil. O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).