A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Promovendo qualidade de vida também para os colaboradores

Post Image

Com duas horas de intervalo para o almoço o contador Lino do Nascimento Júnior e o analista de processos de Aprendizagem Rural, Benedito Paulo de Abreu, colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) optaram por fazer a refeição próximo ao Centro Político Administrativo ao invés de irem para casa. Para ‘matar’ o tempo que sobrava costumavam conversar com os colegas na copa ou em outro ambiente do prédio. Porém, há cerca de um mês esse período tornou-se mais proveitoso para eles e para outros colaboradores do Sistema Famato/Senar.

O Senar inaugurou a Sala de Descanso para os colaboradores do Sistema Famato. Um local aconchegante com sofás, colchonetes e ar condicionado. E lá que tanto o contador quanto o analista “recarregam suas baterias” por cerca de uma hora. “Não consigo usar a sala todos os dias, mas sempre que vou gosto de ouvir música com meu fone de ouvido, deitar em um dos colchonetes, em um espaço apropriado, silencioso e com pouca iluminação. Dá até para cochilar”, contou Lino Júnior, que trabalha há três meses no Senar e já consegue perceber mudança no seu dia a dia com o advento da sala. “Você volta para o segundo período do expediente com mais ânimo, realmente descansado”, avaliou. “Esta é a primeira empresa em que trabalho que implementou a sala de descanso. Achei interessante a empresa demonstrar essa preocupação com o bem estar do funcionário”.

O analista Benedito Paulo fez a mesma avaliação. Ele trabalha no Senar há 18 anos. “Uso o espaço todos os dias e todos que usamos nos sentimos melhor, voltamos mais dispostos para o trabalho”, revelou. “Eu uso a sala de descanso para dormir, relaxar e depois voltar com mais energia para o trabalho”, completou. “A iniciativa da empresa tem minha total aprovação”.

Estudos divulgados ao longo dos últimos anos constataram diversos benefícios decorrentes da sesta (soneca depois do almoço). Segundo a Nasa, a agência espacial americana, em um estudo realizado em 1995, 26 minutos de repouso aumenta a produtividade em até um terço e a capacidade de atenção em 54%. A conclusão é que as pessoas ficam mais dispostas e aptas à memorização depois de dormirem uns minutinhos após a refeição.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos do Senar, Virginia Matos, o objetivo da instituição com o espaço foi promover qualidade de vida aos colaboradores no ambiente de trabalho. “Ações que promovam o bem estar dentro da instituição motivam os colaboradores e os tornam mais produtivos. Além disso, o RH compreende que para aqueles que passam oito horas na instituição é importante oferecer opções que proporcionam qualidade de vida dentro da empresa, entre elas a sala de descanso”, afirmou.

Virginia lembra que nesse sentido a Famato, o Senar e o Imea desenvolvem outras ações em conjunto, sempre com intuito de favorecer a qualidade de vida dos colaboradores do Sistema, a exemplo do café da manhã para os funcionários (na Famato), ginástica laboral (nas salas) e o chá de fraldas para os futuros pais que trabalham no Sistema.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).