O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realiza no próximo sábado (22.09) o Seminário Agricultura de Precisão, no Parque de Exposições de Campo Verde (130 km de Cuiabá). A atividade está sendo organizada pelo Senar Administração Central em parceira com o Senar Mato Grosso e sindicato rural do município. A programação começa às 8h30 da manhã e segue até o final da tarde. “Será um dia dedicado a Agricultura de Precisão”, explica o supervisor do Senar, Regional Cuiabá, Natalino Márcio Viana.
O evento é voltado para produtores e trabalhadores rurais, sem custo para os participantes. Mato Grosso será o quarto estado, de um total de oito, a receber o encontro idealizado pelo Senar-Central com o objetivo de atender os maiores estados produtores do Brasil. “Para falar sobre esse sistema inovador iremos trazer o pesquisador Ricardo Inamassu, da Embrapa Instrumentalização e o professor José Molin, da ESALQ/USP. Nomes de destaque quando o assunto é Agricultura de Precisão”, revela Viana.
Segundo o supervisor, a Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que traz vantagens para o produtor rural, com auxilio da tecnologia homens e mulheres do campo detectam, monitoram e são orientados sobre a gestão da propriedade, melhorando a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda. “Nosso Estado vem se mantendo na liderança na produção de soja, milho segunda safra, algodão e bovinocultura de corte, com tamanha participação no setor agrícola não poderíamos ficar de fora desse debate”, afirma.
Além de Mato Grosso, o seminário já passou pelo Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul. Produtores de Tocantins, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul também serão contemplados com o seminário.
Para participar do seminário em Mato Grosso é preciso fazer a inscrição, gratuitamente, pelo blog www.canaldoprodutor.com.br/agricultura-precisao. Informações no sindicato rural de Campo Verde pelo telefone (66) 3419-2111.