A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar e Sindicatos Rurais definem treinamentos para 2013

Post Image

Teve início nessa semana as reuniões do Plano Anual de Trabalho (PAT) realizadas Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), por meio das suas nove regionais, em conjunto com  os sindicatos rurais dos municípios. De acordo com o gerente de Aprendizagem Rural da instituição rural, Marciel Becker, os resultados desses encontros servirão para planejar os cursos e treinamentos ofertados em cada município em 2013. "As reuniões ocorrem até o dia 24 de agosto, nessa fase estamos ouvindo as demandas da sociedade rural, ou seja, quais cursos da grade do Senar eles têm interesse em realizar no próximo ano", explica.

Becker destaca que o Senar possui mais de 100 diferentes tipos de treinamentos e cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, prestação de serviços, agroindústria, atividade de apoio agrossilvipastoril, artesanato, educação, alimentação e nutrição. Além disso, oferece programas especiais focados na gestão de propriedades, segurança do trabalho, empreendedorismo, atendimento às pessoas com deficiência, cidadania e inclusão digital rural. "Além dos nove programas já ofertados, em 2012 lançamos os programas Filhos no Campo e Sucessão Familiar", cita.

O PAT ocorre todos os anos no mês de agosto, após a consolidação da demanda os pedidos são apresentadas ao Senar-Central para aprovação orçamentária, só depois dessa fase os cursos entram na programação do Senar de Mato Grosso. Nessa quinta-feira (16.08), por exemplo, uma das reuniões do PAT foi realizada no Sindicato Rural de Campinápolis, com a presença do presidente, Joaquim José de Almeida, da mobilizadora Analice Nunes e parceiros (representantes da cooperativa de produtores de leite, da Comunidade Rural São José do Couto, do Clube da Melhor idade, dos Assentamentos Santa Célia e Santa Cruz).

"Foram demandados 36 treinamentos, um aumento de aproximadamente 20%, visto que o sindicato já realizou 20 treinamentos e ainda há mais 10 programados para 2012", relatou o supervisor da regional de Barra do Garças, Rafael Fabri. Para Analice o PAT é importante para que o sindicato possa levantar a real demanda de cada parceiro, atendendo-os da melhor forma possível. O presidente do sindicato avalia de forma positiva a ação do Senar na região. "Os treinamentos realizados em parceria com o Senar são de grande valia para comunidade, visto que, nosso município é carente de mão de obra qualificada. Essa capacitação é importante para nossa realidade que tem na pecuária de leite a base da economia", apontou.

Já o município de Cáceres ira realizar a reunião do PAT sexta-feira (17.08) como informa o supervisor do Senar da regional de São José dos Quatro Marcos, Paulo Henrique Mourão. "O Sindicato Rural cuidou convidou representantes de entidades e instituições como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações de Produtores Rurais, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura, Unemat, Indea, Empaer, IFMT, União de Associações Rurais e Comunitárias de Cáceres, Pastoral da Criança e associados ao Sindicato Rural", citou.

O presidente em exercício do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, ressalta a importância de cada participante trazer o esboço da demanda a ser apresentada para a agilidade dos trabalhos. "Esperamos a participação de todos devido a importância da reunião, pois o Senar quer oferecer os cursos de acordo com a necessidade e vontade do público alvo", comentou.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).