Teve início nesse final de semana e segue até o dia 12 de agosto a quinta maior feira agropecuária do Brasil no que diz respeito a volume de negócios, a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (40ª Exposul), realizada em Rondonópolis (a 210 km de distância de Cuiabá). A Exposul conta com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).
O Parque de Exposições de Rondonópolis possui 500 mil m² de área total e 32 mil m² de área construída. Dispõe de um recinto calçado, urbanizado e asfaltado, com estrutura para receber 150 empresas expositoras, além de um espaço para dinâmica de máquinas. Este ano, a feira traz uma novidade: o estande "Casa Agro", o maior da feira. A Casa Agro foi planejada pelo Sindicato Rural de Rondonópolis e reúne entidades ligadas ao agronegócio como o Senar, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), secretarias e empresas do setor.
Além da participação na Casa Agro, integrantes do Sistema Famato/Senar irão colaborar com os debates propostos pela organização do evento. O presidente do conselho administrativo do Senar e presidente da Famato, Rui Prado, será um dos debatedores do seminário Logística Rodoferroviária em Mato Grosso, no final da manhã de sexta-feira (10 de agosto).
No período vespertino, às 14h, o gestor do Núcleo Administrativo e Financeiros da Famato, Hiram Franceschini, irá ministrar a palestra "Contribuição Sindical Rural", às 15h, será a vez do integrante da Gerência Financeira do Senar-MT, Dolor Vilela, que falará sobre a "Arrecadação do Senar" e às 16h o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo, encerra as discussões do dia do Ciclo de Palestras com o tema "Caracterização e Oportunidades para o Agronegócio na Região Sul do Estado". Todas as atividades ocorrem no auditório "Áureo Candido Costa".
A expectativa é que o público deste ano ultrapasse os 150 mil visitantes registrados na Exposul 2011, composto principalmente de pequenos, médios e grandes produtores rurais, técnicos, professores e acadêmicos, criadores de animais e populares de Rondonópolis e da Região Sul do Estado.
O Senar está no Twitter e No Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso. O Senar atua em parceria com os 86 sindicatos rurais e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).