O stand do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) atraiu jovens, adultos e crianças na primeira noite da 48ª Exposição Internacional Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Um dos visitantes foi o ministro Mendes Ribeiro Filho, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acompanhado pelo governador do Estado, Silval Barbosa. Os anfitriões, o presidente do Senar-MT, Rui Prado, e o superintente da instituição, Tiago Mattosinho, recepcionaram a comitiva das autoridades.
A maior atração do stand foi a ‘mini fazenda’ montada para o pré-lançamento do Programa Especial Filhos no Campo. Uma vaquinha leiteira cenográfica chamou à atenção da criançada e de adultos também. A dona de casa, Carmelinda dos Santos, 47, achou tudo muito bonito. “Nossa é impressionante, a vaca até mexe”, comentou. A pequena Camila Martins, 08, afirmou que gostou de tudo, principalmente do ‘jogo da vida’.
A cenografia ainda continham três painéis demonstrando os produtos do nosso dia a dia e a matéria prima usada para produzi-los: um painel era da soja, que frita a batatinha da criançada, outro do algodão, que se transforma em malha das camisetas e o último do milho, que transforma-se no cereal. Em um outro painel os pais podiam tirar fotos dos filhos caracterizados de homem e mulher do campo e no final visitar uma verdadeira cozinha da roça.
A equipe da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) distribuiu espetos de carne e espigas de milho cozido para os visitantes, dando continuidade na ação que começou no Rio+20, com objetivo de alertar a sociedade sobre a importância dos alimentos sustentáveis e a defesa da criação de um Código Florestal Mundial. A exposição segue até 15 de julho.
O Senar-MT faz parte do Sistema Famato que é a união do Senar, Famato, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso.