A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Colaboradores do Senar-MT participam de Congresso

Post Image

A cultura da soja é responsável por cerca de 35% do total de fertilizantes consumidos no Brasil, segundo dados do Anuário Estatístico Sobre Fertilizantes. A informação foi usada pelo representante da Embrapa Solos, Vinícius de Melo Benites, que ministrou a palestra “Fertilizantes na produção agrícola brasileira”, ontem à tarde (12.06), durante o VI Congresso Brasileiro da Soja (CBSoja). “A forte dependência por fertilizantes pela cultura da soja em solos brasileiros está relacionada à baixa fertilidade natural dos solos. Há exceções em algumas áreas no Paraná, que podem suportar cerca de três a cinco safras de soja sem o uso de adubação e sem que sejam observadas reduções significativas na produtividade. Contudo, na maioria dos solos cultivados com soja no Brasil, nem sequer uma única safra é viável sem que haja a adição de nutrientes ao solo”, explicou o palestrante.

O assunto atraiu um grande número de participantes do Congresso. O auditório dos Pássaros, no Centro de Eventos do Pantanal, onde ocorreu a palestra, ficou lotado. Entre os congressistas estava o gerente de Aprendizagem Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Valter Bende, que juntamente com outros colaboradores do Senar participam das atividades do CBSoja. “A palestra foi espetacular”, resumiu Bende. “O palestrante mostrou que a produção de suínos e aves, por exemplo, gera dejetos que contêm quantidades significativas de nutrientes, que com associações, podem ser usados com sucesso na produção agrícola”, disse. “Conhecendo as várias tecnologias disponíveis no mercado o produtor se atualiza podendo fazer uma análise da viabilidade econômica e escolher a melhor opção para usar na sua propriedade”, afirma Bende.

Além dessa palestra, a programação do Congresso Brasileiro de Soja conta com outras 13 palestras, 12 painéis temáticos, um fórum, cinco minicursos e ainda a apresentação de 423 trabalhos na sessão pôster. O CBSoja segue até quinta-feira (14.06) com o tema central “Soja: fator de integração nacional e desenvolvimento sustentável”. Mais de 2000 pessoas participam do Congresso. O Senar é patrocinador do Congresso.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).