Neste domingo, 11 de dezembro, serão realizadas as provas do processo de seleção para profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Mato Grosso (Senar-MT). O objetivo é estruturar o quadro de colaboradores da instituição.
As provas serão realizadas em dois períodos: manhã e tarde. No período da manhã, a aplicação ocorrerá das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h. Os candidatos devem comparecer ao local da avaliação com uma hora de antecedência, sendo que o fechamento dos portões que dão acesso aos locais das provas será às 7h50 e 13h50, respectivamente. A sede do Senar-MT fica na rua Eng. Edgard Prado Arze, s/nº, Quadra 01, Setor A, no Centro Político Administrativo – em frente ao prédio da Famato.
Foram classificados para esta segunda etapa do processo seletivo do Senar 328 candidatos, de um total de 3.334 inscrições. O edital de convocação para realização das provas com os nomes e horários dos classificados está disponível aqui.
Segundo Ugo Flores, gerente Administrativo do Grupo Valure, empresa que conduz o processo de seleção, a prova de conhecimentos será eliminatória e classificatória para a terceira e última etapa. Serão realizadas provas teóricas objetivas de conhecimento em língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais relativos ao Senar-MT, conhecimentos específicos do cargo concorrido e redação. "Estamos seguros de que a segunda etapa do processo seletivo correrá de forma tranquila e seguindo os princípios de isonomia e transparência necessários, dentro do padrão de excelência dos processos seletivos", afirmou.
A primeira etapa de avaliação consistiu na análise de currículos dos inscritos no processo. O gerente administrativo do Senar-MT, Darlan Godoy, explica que foram analisados os critérios técnicos de cada currículo, além da compatibilidade dos perfis dos inscritos com o propósito do Senar-MT. O número de concorrentes para cada vaga deve ser de no mínimo 5 e no máximo 15 pessoas.
"Cada etapa dessa seleção tem sido acompanhada minuciosamente pela Valure. Também nos reunimos na última semana com a chefia regional da Controladoria Geral da União, que tomou conhecimento do processo. Isso, para que tudo ocorra de maneira idônea e sobretudo conforme os aspectos legais e morais, o que propicia a competitividade igualitária", observou Darlan.
A contratação dos selecionados se dará pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Serão aprovados para a próxima fase 81 candidatos que obtiverem no mínimo 50% da nota máxima possível em cada uma das provas e das disciplinas da segunda etapa. A terceira e última etapa, classificatória e eliminatória, consiste na realização de entrevistas e avaliação psicológica, cuja data será definida posteriormente.
O Senar-MT selecionará novos profissionais para diversas áreas. As vagas disponíveis são para os cargos de secretária (3 vagas); auxiliar administrativo (2); auxiliar contábil (1); almoxarife (1); auxiliar administrativo/almoxarife (1); arquivologista/bibliotecário (1); contador (2); administrador de recursos humanos (1); supervisor (5); administrador de redes (1); programador (1); pedagogo (2); jornalista (1); advogado (1); comprador (1); assistente administrativo de controle interno (1); auxiliar de serviços gerais (1) e assistente administrativo de marketing e eventos (1). Os salários variam de R$ 950,00 a R$ 3.500,00.
O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, cujo objetivo é mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações. Ao lado da Famato e do Imea, o Senar-MT forma o Sistema Famato.