A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Projeto de Equoterapia atende mais de 8 mil em 2014

Post Image

O Projeto de Equoterapia, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e parceiros realizou mais de 8 mil atendimentos em  2014. O projeto presta atendimento às pessoas carentes e com deficiência. Neste ano foram atendidos praticantes de Cuiabá e outros 10 municípios mato-grosenses.

 

O Senar-MT contou com 12 parceiros para o desenvolvimento das atividades em que se utiliza o cavalo no contexto biopsicossocial e educacional para atender esse público. A terapia com o auxilio de cavalos é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e psicológica, garantindo qualidade da assistência nos aspectos, educacional, terapêutico e social.

 

O Projeto Equoterapia já trouxe resultados positivos para Raffael dos Santos Lemes, 10 anos, diagnosticado com Síndrome de Asperger (autismo). Segundo sua mãe, Eliveth dos Santos Cardoso Lemes, antes do projeto Raffael era introvertido e quase não se comunicava, mas agora ele se mostra mais confiante e já conduz o cavalo sozinho em área aberta.

 

Além de mais comunicativo, o projeto tem auxiliado em seu tratamento de outras maneiras. “Com a equoterapia, ele mudou muito. Antigamente não tinha noção do perigo, subia em escadas até a caixa d’água ou o telhado, tinha o impulso de sair em direção à rua e hoje não sobe mais escadas e me espera no portão”, conta Eliveth.

 

EQUOTERIA – A terapia com o auxilio de cavalos é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e psicológica. Não é utilizada como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem o objetivo de potencializar o processo de reabilitação e habilitação. É uma técnica que torna o tratamento agradável, efetivo e de melhor aceitação por parte das crianças ou adultos com necessidades especiais. A Equoterapia é uma forma alternativa de tratamento que tem o objetivo responder aos anseios e limitações dos demais métodos de tratamento.

 

Para desenvolver a equoterapia e atender as necessidades dos praticantes é preciso uma equipe multiprofissional que atue de forma interdisciplinar para obter os melhores resultados. Para o praticante há vários benefícios. Dentre eles a melhora no desenvolvimento neuropsicomotor dos pacientes, aumento da autoestima, melhora no convívio social, concentração, postura e independência dos pacientes.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).