A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato Rural, Senar-MT e parceiros inauguram Sine em Juara

Post Image

Juara, município localizado a cerca de 650 quilômetros de Cuiabá, ganhou um posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine). Com este, Mato Grosso  passa a ter 26 unidades. A instalação deste posto que atenderá mais de sete municípios na região Noroeste do Estado é o resultado de uma parceria entre o Sindicato Rural, Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Associação de Criadores do Vale do Arinos (Acrivale) e prefeitura de Juara.

 

O presidente do Sindicato Rural de Juara, Jorge Mariano de Souza conta que antes da inauguração, os trabalhadores tinham que viajar 300 quilômetros para dar entrada na documentação do seguro desemprego. "O posto do Sine mais próximo era o de Sinop. Nem sempre os trabalhadores conseguiam fazer tudo numa só viagem, muitas vezes precisavam voltar duas ou três vezes até concluir todo o procedimento. A dificuldade era grande. Com o posto em nosso município tudo ficará muito mais fácil", comemora.

 

Para o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho a instalação do Sine dentro do Sindicato Rural facilita muito a orientação para os trabalhadores do campo. Ele conta que o Banco de Empregos é um projeto que chamou bastante atenção da população de Juara, assim como dos outros municípios onde foi instalado.  Mattosinho explica que os trabalhadores rurais que estiverem desempregados podem procurar o sindicato rural para se cadastrar.  “O Banco facilitará muito a relação entre empregado e empregador".

 

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, antes da inauguração do Sine, a busca de empregos e também de colaboradores era feita informalmente e isso dificultava a relação. "Com o Sine tudo ficará mais fácil, tanto a relação entre empregado e empregador quanto o acesso das pessoas desempregadas às qualificações ofertadas tanto pelo Senar-MT, quanto pelas outras entidade".

 

A gerente sindical Sirlei de Oliveira acrescenta que já nestes dois dias de funcionamento a procura por treinamentos é grande. "Para o setor rural os cursos mais procurados são os relacionados com máquinas e implementos agrícolas". É um mercado em expansão e carente de mão de obra qualificada.

 

Segundo o presidente do Sindicato, a agricultura começa a chegar agora na região. "A base da nossa economia sempre foi pecuária. Assim, os trabalhadores rurais estão em busca de qualificação para ingressar neste novo mercado de trabalho que começa a se abrir".

 

O Sine Juara prestará os seguintes serviços à população: intermediação de mão de obra e habilitação de Seguro desemprego. Totalmente gratuito, tanto para o trabalhador como para o empregador, o Sine tem como principal função buscar a vaga no mercado de trabalho e encaminhar o trabalhador com perfil adequado a empresa que está demandando o profissional.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).