A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicatos rurais e Senar-MT oferecem treinamento de Manejo Integrado de Pragas

Post Image


Com o objetivo de diminuir o número de aplicação de agrotóxico e controlar a invasão das pragas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece o treinamento de Manejo Integrado de Pragas (MIP). O instrutor credenciado junto a instituição Vanir José Ceolin Zanuzo conta que os participantes conhecem diversos tipos de pragas e a aprendem fazer um levantamento para conhecer melhor a área em que estão trabalhando. 


Sistema de Plantio Direto, uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), tratamento de semente, regulagem de máquinas e também da dosagem de defensivos fazem parte do conteúdo do treinamento. Mas não é só isso, os participantes também aprendem a fazer o controle do manejo integrado de plantas invasoras, controle químico e até dar a destinação correta às embalagens de defensivos agrícolas.


Zanuzo explica que o treinamento inclui aulas teóricas e práticas. “Falamos também sobre a época de plantio, rotação de cultura, preservação dos inimigos naturais, fertilização e vários outros assunto”.  


Esta semana está sendo realizado no Núcleo Avançado de Tangará da Serra, o treinamento de Manejo Integrado de Pragas.   Zanuzo explica que em função da parte prática este treinamento tem período especifico para acontecer, ou seja, durante a safra de cada cultura. “Por isso, a demanda ainda é pequena, mas a tendência é aumentar”.  Além de Tangará, em 2014 este treinamento aconteceu nos municípios de Paranatinga, Nova Mutum e  Sapezal.


QUALIFICADOS  – Participante do treinamento de Manejo Integrado de Pragas, o engenheiro agrônomo,  Tcharles Felipe conta que é a primeira vez que participa de um treinamento do Senar-MT.  “Sabemos que não é possível fazer agricultura sem defensivos agrícolas, mas este  curso  nos ajuda a diminuir o número de aplicações. A parte prática também é muito importante porque podemos fazer as atividades com a orientação do professor”.


Já Marcelo da Silva Moura conta que está desempregado e decidiu fazer alguns treinamentos do Senar-MT para se qualificar e ingressar no setor do agronegócio. “Estou aprendendo muito com este treinamento e na próxima semana faço outro na área de máquinas e implementos agrícolas”.


Os interessados em fazer este treinamento devem procurar o Sindicato Rural de seu município ou – nas cidades em que não tem sindicato – podem procurar a prefeitura para verificar os treinamentos que estão programados para 2015 e se ainda há vagas.


O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt)