A Internet tem se tornado, cada vez mais, uma importante aliada na disseminação da informação. Por isso, desde 2010 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Central (SENAR) investe na Educação à Distância (EaD). Atualmente a instituição soma mais de 200 mil matrículas nesta modalidade de ensino em todo o Brasil. De janeiro até agora cerca de 30 mil pessoas já procuraram pelos cursos do EaD do Senar, só em Mato Grosso foram realizadas 1200 matrículas.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Tiago Mattosinho conta que o objetivo é oferecer capacitação de qualidade aos cidadãos do campo, com agilidade, gratuidade e abrangência nacional.
Em Mato Grosso, graças à divulgação dos cursos da modalidade EaD pelo Senar-MT, muitas pessoas tem se beneficiado. Um exemplo é o de Ilíria Alves, de 43 anos, moradora de Canarana, município localizado a 830 Km de distancia da Capital Cuiabá. Formada em Administração de empresas, Iliria não conseguia encontrar cursos de informática na cidade e para se qualificar em outro município o custo ficava fora do seu orçamento.
“Naquela época eu não tinha condições de fazer um cursinho particular e também pelo fato do treinamento ser feito on line facilitou muito. Sou muito grata ao Senar, pois o curso me deu oportunidade de encontrar um serviço melhor”, revelou.
O Senar Central oferece treinamentos na modalidade de EaD por meio de quatro programas: Programa Inclusão Digital, que possui sete cursos (Primeiros Passos no Canal do Produtor, Primeiros Passos na Informática, Primeiros Passos no Word, Primeiros Passos no Excel, Primeiros Passos no E-mail, Primeiros Passos na Internet e Primeiros Passos na Digitação).
Programa Empreendedorismo e Gestão de Negócios: Com licença vou à Luta, voltado para mulheres empreendedoras rurais que tem por objetivo contribuir com instrumentos teóricos e práticos que estimulem o empreendedorismo, a liderança e a gestão eficiente de seus negócios; Trabalhador Empreendedor que tem como objetivo principal identificar as características, competências e habilidades empreendedoras do meio rural a fim de otimizar seus negócios; e Negócio Certo Rural (Internet e CD-ROM), que tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco principal o empreendedorismo, visando o fortalecimento do agronegócio brasileiro.
Programa Qualidade de Vida tem por objetivo contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas do meio rural. Desta forma é ofertado o curso Saúde Rural que apresentará informações que possibilitem a prevenção e redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, promovendo sua saúde.
E ainda o Programa Capacitações Tecnológicas são ideais para quem quer aprender sobre as principais características e inovações presentes nos processos produtivos do setor agropecuário. Para participar dos programas você precisa ter formação técnica ou superior nas áreas das Ciências Agrárias (Agronomia, Agropecuária, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Pesca, Aquicultura, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Ciências Rurais ou áreas afins). Hoje, são oferecidas capacitações em Heveicultura, Silvicultura, Floricultura e Suinocultura.
Para saber mais sobre o EaD acesse: http://ead.senar.org.br/cursos.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).