Em novembro a Caravana do Soja Brasil, considerado a maior expedição pelas lavoura de soja já realizada no país, estará em Mato Grosso. A equipe técnica do Serviço Nacional De Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) fará palestras sobre Agricultura de Precisão e Cadastro Ambiental Rural (CAR) em pelo menos 10 municípios. Além disso, os técnicos estarão a disposição para esclarecer as dúvidas dos produtores. A Caravana do Soja Brasil é composta por uma carreta que se transforma num ambiente para palestras, reuniões e atendimento ao produtor.
Já no dia 24 de novembro a Caravana Soja Brasil estará em Primavera do Leste, onde começa a primeira etapa do Projeto. Em seguida a carreta seguirá para outros municípios como Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. A segunda etapa acontece entre os dias 12 e 24 de janeiro de 2015.
SOJA BRASIL – Com a coordenação técnica da Embrapa, o projeto Soja Brasil prestará uma consultoria avançada ao produtor brasileiro, que terá acesso a novas dicas e técnicas para obter mais produtividade. Na edição deste ano, o Soja Brasil também investe em capacitação, através da carreta do Canal Rural, que viajará pelos polos produtores para levar conhecimento e promover a troca de experiências entre os agricultores locais.
Esta é a terceira edição do projeto Soja Brasil. Na expedição da safra 2013/2014, foram percorridos 14 estados, 40 mil quilômetros, em mais de 100 dias de estrada. Duas equipes de jornalismo acompanharam de perto a produção de diversas fazendas, tanto de 100 hectares como de 10 mil hectares.
O projeto é realizado pelo Canal Rural, da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e do Senar-MT, coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf e Mitsubishi Motors, com apoio de Yara Brasil Fertilizantes.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).