A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT investe em qualificação de instrutores

Post Image

Quatro instrutores credenciados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) irão participar de um curso de capacitação continuada em Agricultura de Precisão (AP), realizado em parceria com a Embrapa Instrumentação. O evento ocorre no Laboratório de Referencia Nacional em Agricultura de Precisão (LANAPRE), em São Carlos (SP), entre os dias 29 e 31 de outubro.

 

“A entidade investe na qualificação dos profissionais que ministram os nossos treinamentos para garantir a qualidade dos nossos cursos e da informação que chega lá no campo”, avalia a coordenadora da Equipe de Apoio Pedagógico do Senar-MT, Rosana Schmidt. De acordo com ela, os profissionais que participam da capacitação atuam na área de mecanização agrícola e irão repassar o conhecimento adquirido nos treinamentos de Agricultura de Precisão, de 40 horas, ofertados pelo Senar-MT.

 

A Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que traz vantagens para o produtor rural. Estas tecnologias  detectam, monitoram e orientam homens e mulheres do campo na gestão da propriedade, para melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda. O tema é trabalhado no Brasil há mais de uma década e atualmente está em expansão no setor agropecuário.

 

Um levantamento divulgado este ano pela Embrapa Instrumentação (São Carlos) constatou que o usuário da AP no Brasil é jovem, instruído, propenso a utilizar mais tecnologia da informação e cultivador de grandes extensões de terras. O levantamento ainda apontou que o produtor rural leva em média quatro anos para adotar a técnica e que os principais produtos agrícolas cultivados com ferramentas de AP são soja e milho, seguidos pelas culturas do trigo e feijão.

 

Em 2012 o Senar Central, em parceria com as administrações regionais, realizou 10 seminários para divulgar a Agricultura de Precisão. Em Mato Grosso o evento ocorreu dia 22 de setembro em Campo Verde e  reuniu mais de 300 produtores rurais. 

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).