O Portal de Educação a Distância (EaD) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Central (SENAR) traz novidades para os profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos técnicos, mas não têm disponibilidade de tempo para estar numa sala de aula. O EaD SENAR abriu inscrições para quatro programas gratuitos de capacitação tecnológica nas áreas de Suinocultura, Floricultura, Silvicultura e Heveicultura. A capacitação tecnológica do SENAR foca a atualização dos profissionais nas principais mudanças e transformações tecnológicas significativas no processo produtivo.
Cada programa terá cursos com carga horária específica, ou seja, o participante não vai precisar concluir todo o programa para receber a certificação. Além disso, os cursos terão atividades de aprendizagem e ações interativas como fóruns e chats. "Com isso, o participante vai poder escolher dentro do programa o conteúdo mais adequado às suas necessidades", explica a pedagoga e assessora técnica do SENAR, Larissa Arêa. As capacitações são voltadas para quem já tem formação inicial em alguma atividade agropecuária.
A intenção do SENAR com esses programas é preparar instrutores da entidade e técnicos interessados nas respectivas cadeias produtivas para atender as demandas do mercado por mão de obra qualificada. Na área de floricultura, por exemplo, o setor empregou mais de 200 mil pessoas entre produção, atacado, varejo e apoio em 2013, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).
Nesse programa, o participante vai encontrar material sobre manejos do solo hidropônico e do substrato, conservantes, fisiologia, plantio de mudas, poda, colheita, embalagens e padrão de qualidade. Em Floricultura o portal EaD SENAR vai ofertar três cursos que são: Sistemas Produtivos e Manejos Culturais na Floricultura; Produção de Flores de Corte, Flores de Vaso e Plantas Ornamentais; Legislação, Planejamento e o Mercado de Flores.
Na área de Suinocultura serão dois cursos: Assuntos Gerais na Suinocultura e Produção na Suinocultura. O conteúdo programático trará o panorama da suinocultura brasileira, além de aprofundar temas como o bem estar animal, medicação de suínos, anatomia e fisiologia reprodutiva suína, inseminação artificial em suinocultura e higiene, segurança e bem-estar do trabalhador das granjas.
No setor de Heveicultura, que é a prática de cultivo da hevea spp., espécie conhecida como seringueira e de onde é extraído o látex e produzida a borracha, o SENAR vai ofertar três cursos. Essa área está em expansão, devido a grande demanda mundial por borracha natural. O SENAR quer contribuir com esse crescimento, por isso, os cursos do programa no portal de educação a distância da entidade vão abordar temas como Sistemas de Cultivo da Seringueira e Produção de látex, Produção de Mudas de Seringueira e Legislação, Relações de Trabalho e Cooperativismo na Heveicultura.
No programa de Silvicultura, o SENAR vai ofertar três cursos que vão abordar os Sistemas de Cultivo na Silvicultura e Projetos Florestais, a Produção de Mudas e Manejo Produtivo na Silvicultura e a Legislação, Relações de Trabalho, Certificação e Gestão do Empreendimento Florestal.
As inscrições para os programas de capacitações tecnológicas no Portal EaD SENAR vão estar disponíveis por 30 dias. Aproveite a oportunidade: http://ead.senar.org.br/cursos
Abaixo, conheça os primeiros cursos de cada programa disponíveis para matrícula:
Suinocultura: Assuntos gerais na Suinocultura
Floricultura: Sistemas produtivos e manejos culturais
Silvicultura: Sistemas de Cultivo na Silvicultura e Projetos Florestas
Heveicultura: Sistemas de Cultivo da Seringueira e Produção de látex