Com o objetivo de facilitar o acesso das comunidades rurais a diversos serviços como a confecção de documentos, boletim de ocorrência e proporcionar atividades recreativas as crianças, a equipe do Mutirão Rural da Cidadania visitou nove municípios da região Norte no mês de setembro. No mês de outubro o programa atenderá a região Sul (ver cronograma ao final do texto).
A atividade deste mês se encerrou segunda-feira (22.09) na comunidade Água Limpa, em Nova Ubiratã, atendendo 1961 pessoas por onde passou e realizando 15.671 atendimentos. “Só na comunidade União do Norte, do município de Peixoto de Azevedo realizamos 3989 atendimentos, beneficiando 603 pessoas”, contabilizou o supervisor do Senar-MT, João Vargas, coordenador do Mutirão Rural da Cidadania.
Em 2014, a equipe do Mutirão visitou aldeias indígenas como a Pimentel Barbosa, localizada no município de Canarana, a São Marcos, de Barra do Garças, Marechal Rondon, em Paranatinga e a Merure, de General Carneiro. E até o fim deste ano a equipe leva os serviços a diversas outras comunidades, a programação para o mês de outubro atenderá a região Sul (ver cronograma ao final do texto).
Vargas revela que o intuito do Senar-MT ao realizar o programa é das promover ações que visem o desenvolvimento da cidadania para os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, principalmente em comunidades carentes e pouco assistidas. “Com o programa realizamos dois papéis. O primeiro de promoção social da instituição, mas também tem objetivo técnica, pois o Senar-MT só pode certificar os participantes dos seus cursos que têm documentação”, destacou.
Em 2013 foram realizados 112 mutirões, beneficiando 30.974 pessoas com 322.514 atendimentos. Além dos sindicatos, prefeituras e a Secretária de Trabalho, Emprego e Assistência Social (Setas-MT) são parceiros do Senar-MT a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), o Sistema Nacional de Empregos (Sine), e vice-governadoria, através da Superintendência de Assuntos indígenas.
PROGRAMAÇÃO MÊS DE OUTUBRO
13 – Tesouro
14 – Guiratinga
15 – São José d Povo
17 – Poxoreu
18 – São Pedro da Cipa
20 – Dom Aquino
21 – Juscimeira
22 – Jaciara
23 – Campo Verde
24 – Chapada dos Guimarães
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).