A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Em outubro serão realizados cinco treinamentos de NR33 no Estado

Post Image

Além da lida no campo o trabalhador e produtor rural realizam atividades em espaços fechados como armazéns de grãos e silos, neste momento são necessários certos cuidados que garantam a segurança da atividade. Pensando nisto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece o treinamento básico, de 16 horas, sobre a Norma Regulamentadora (NR) 33 – para trabalhadores em espaços confinados.

 

No mês de outubro, em parceria com os sindicatos rurais de Barra do Bugres, Nova Ubiratã, Primavera do Leste e Torixoréu o Senar-MT irá ministrar quatro treinamentos de NR 33. A quinta turma está sendo organizada em parceria com a prefeitura de Ipiranga do Norte.

 

Para o presidente interino do Senar-MT, Normando Corral, a instituição cumpre o seu papel de auxiliar o produtor rural a capacitar seus trabalhadores no que tange a Normas Regulamentadoras em segurança. “Primeiro por que esta é uma necessidade do produtor e do trabalhador rural e a atividade principal do Senar-MT  é atender às demandas apresentadas por este público. Depois por que é uma determinação legal e todo produtor quer cumprir a legislação, e para isto precisa estar capacitados e capacitar seus trabalhadores”.

 

De acordo com o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Roberto Vicente da Silva, que ministra treinamentos de NR 33 há mais de um ano ofertados pela instituição de ensino rural, espaço confinado é classificado como todo espaço não projetado para permanência contínua de pessoas, cuja as entradas e saídas são restritas e pode haver formação e gases ou queda de oxigênio, a exemplo de silos, tanques de combustíveis ou poços de elevadores.

 

Durante o treinamento o instrutor ministra aulas teóricas e práticas sobre definições de espaços confinados, avaliação e controle de riscos, funcionamento de equipamentos, emissão de Permissão de Entrada de Trabalho (PET) e primeiros socorros.

 

“O trabalhador capacitado terá condições de estabelecer requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e realizar o monitoramento e controle dos riscos, garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores que atuam nestes espaços”, afirma Roberto.  

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).