Com a presença de mais de 250 pessoas aconteceu nesta terça-feira (09.09), em Alto Garças (a 360 km de Cuiabá) mais um evento do Circuito Aprosoja realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) . Além das palestras com informações que subsidiam os produtores para planejar a próxima safra, o evento também serve como ponto de encontro para troca de informações entre os sojicultores.
A primeira palestra da noite foi da analista de projetos do Senar-MT, Mariana Licursi. Ela falou sobre os programas especiais do Senar-MT e como o produtor deve proceder para acessá-los. Dentre os 17, a Academia de Liderança é um dos destaques e tem como objetivo preparar o participante para se tornar um agente de mudança do agronegócio. O presidente do Sindicato Rural de Alto Garças, José Milton Breitenbach é um dos participantes deste programa.
Na opinião dele, o Sistema Famato/Senar precisa investir ainda mais na qualificação dos líderes que já dispõe a trabalhar pelo coletivo e também a preparar novos líderes. “Pelo menos aqui em Alto Garças temos dificuldades de encontrar pessoas dispostas a assumir, por exemplo, a presidência do Sindicato Rural”.
Liderança também é o tema da palestra principal dos eventos do Circuito Aprosoja este ano e é ministrada pelo empresário e escritor Luciano Pires. Ele conta que ficou impressionado com a potência do agronegócio mato-grossense. “Aprendi muito ao viajar com o Circuito Aprosoja e me comprometo em divulgar a importância do agronegócio para a economia brasileira”.
Para impressionar ainda mais Pires, o presidente do Sindicato Rural de Alto Garças conta que a produção da Região Sul contribui significativamente para a economia mato-grossense e que o município tem cerca de 100 mil hectares de lavoura. Destes, 10 mil são de algodão e os outros 90 mil de soja. “Além disso, temos a segunda safra que ocupa pelo menos 60% da nossa área de lavoura e um pouco de pecuária que é praticada em cerca de 70 mil hectares de pasto”.
As terras de Alto Garças têm uma produtividade de cerca de 50 sacas de soja por hectare. “Chegamos a produzir 90 sacas de soja por hectare e até 180 sacas de milho por cada hectare”, conta o presidente. Ele diz ainda que os produtores do município também plantam milho e sorgo na segunda safra.
De acordo com a gerente sindical, Elionis Resende Machado Costa, para qualificar profissionais que atendam a demanda provocada por toda essa produção o Sindicato Rural em parceria com o Senar-MT realiza cerca de 40 treinamentos por ano. Dentre os mais demandados estão os de manutenção e regulagem de colheitadeiras, classificação de grãos e manutenção de máquinas e implementos agrícolas. “Este ano fizemos pelos menos quatro de cada, mas a demanda ainda é grande”.
CIRCUITO – O Circuito Aprosoja conta ainda com diversas outras palestras. Nesta terça-feira (09.09), o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk ressaltou que Alto Garças é o 19ª município a receber as palestras do 9º Circuito Aprosoja – Plantando Ideias , que tem como tema “É hora de pensar no futuro de Mato Grosso”. “Temos reunido um número considerável de produtores e nossa meta que é reunir mais de 4.700 pessoas durante todo o Circuito”.
Tomczyk também falou sobre o mercado. Ele alerta os produtores que o cenário futuro é bastante preocupante. Segundo ele é hora de apertar o cinto. “Os custos que puderem ser cortados sem afetar a produtividade tem que ser cortado”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO
10/set 18h Rondonópolis Centro de Eventos Millenium
11/set 18h Primavera do Leste Salão Petrus
12/set 18h Campo Verde Esporte Clube Juventude
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).