O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) investe na formação de instrutores para a área de Mecanização Agrícola. Nesta sexta-feira (29.08) se encerra a capacitação de profissionais para atuarem na área. As aulas estão ocorrendo no município de Juína (a 754 km de Cuiabá) e a turma é formada por oito instrutores que possuem formação em ciências agrárias.
“A cada ano que passa a demanda por treinamentos da mecanização agrícola tem crescido em Mato Grosso e para atender às solicitações dos Sindicatos Rurais o Senar-MT está ampliando o quadro de instrutores para a área”, explica a analista da Equipe de Pedagogia do Senar-MT, Rosana Schmidt.
“Esses profissionais já possuem um conhecimento básico de mecanização agrícola, desenvolvidos durante a graduação em ciências agrárias e foram convidados pela instituição para se qualificarem e, quando estiverem prontos, ministrarem os treinamentos da área de mecanização”, completa a analista.
Esta capacitação tem carga horária de 160 horas e as aulas estão sendo ministradas pelo instrutor Fábio Pereira Pires. Os participantes estão sendo capacitados para atuarem nos treinamentos de manutenção de tratores agrícolas, manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos, operação e regulagem de implementos agrícolas e operação de tratores agrícolas.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).