Logo mais às 18 horas acontece a solenidade de abertura do Circuito Aprosoja. O evento será no Cenarium Rural em Cuiabá e conta com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, dos economistas Eduardo Gianetti e Samuel de Abreu Pessôa. O tema deste ano é: “O que esperar da economia brasileira e do agro a partir de 2015: análises e tendências”.
Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) o evento é dividido em duas etapas. A primeira consiste no lançamento nesta quinta-feira (31.07) e a segunda será uma expedição por 22 municípios produtores. "Nosso objetivo é identificar e entender as demandas referentes à qualificação de mão de obra dos produtores rurais da Cadeia de Soja e Milho", explica o presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral. “Durante a etapa interior, o evento permite que o Senar-MT permaneça próximo do seu público alvo, vendo in loco suas conquistas e seus desafios", complementa.
Todo ano uma equipe do Senar-MT acompanha as atividades do evento. Em 2014 o Circuito Aprosoja contará com a participação do coordenador de Projetos Técnicos, Armando Urenha, os analistas Eduardo Silveira e Mariana Licursi e ainda a coordenadora da Equipe de Comunicação Elaine Perassoli.
"Para o Senar-MT é muito importante essa participação no Circuito já que nos permite aproximação maior com o nosso público alvo", avalia o coordenador do Senar. "A instituição oferece 44 treinamentos para a Cadeia Produtiva da Soja e Milho. Durante os encontros com a sociedade rural podemos tirar dúvidas sobre quais treinamentos oferecemos e como o produtor e trabalhador rural podem acessá-los", destaca Urenha.
Considerado o maior evento de pré-safra do país, o Circuito Aprosoja chega em 2014 na 9ª edição e os organizadores esperam reunir 5 mil participantes em todas as etapas do evento.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).