A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) trabalha a todo vapor nos preparativos para a 50ª Expoagro – Exposição Internacional, Agropecuária Industrial e Comercial de Mato Grosso que começa no próximo dia 31 de julho. Além dos técnicos da instituição que estarão a disposição para apresentar o portfólio de cursos e treinamentos também serão realizadas mais de 20 oficinas e dois treinamentos.
A partir do dia dois de agosto acontece no estande do Senar-MT, localizado no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, as oficinas de beneficiamento de leite carne e couro. A instituição ofertará também dois treinamentos de 40 horas, sendo um de produção de derivados de leite e outro de manutenção de tratores agrícolas.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho conta que as oficinas e treinamentos realizados durante a Expoagro são uma mostra do que a instituição oferece gratuitamente para qualificar o homem do campo em todo Mato Grosso. “Este ano, o Senar-MT participa com a realização de oficinas em cerca de 50 exposições agropecuárias. É a oportunidade que temos de mostrar um pouco dos nossos treinamentos”.
O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Figueiredo de Arruda, acrescenta que a Expoagro é a grande vitrine do trabalho desenvolvido durante todo ano pelo Sindicato Rural de Cuiabá e parceiros, como o Senar-MT e a Famato. “Entendo que uma das principais funções e atribuições do Sindicato é a qualificação da mão de obra do campo. A realização dos cursos e oficinas durante a maior exposição de Mato Grosso é sem dúvida um dos pontos altos no que se refere a parte técnica e o Senar sempre foi um grande parceiro do Sindicato nessa tarefa de preparar o trabalhador por meio da educação”.
Ao todo serão realizadas durante a Expoagro, em Cuiabá, 24 oficinas. Cada noite haverá três. As vagas são limitadas. Os que optarem pelo beneficiamento de leite vão aprender a fazer requeijão tradicional, queijo mussarela, trança e nozinho e ainda queijo minas frescal.
Já quem preferir fazer as oficinas de beneficiamento de carne tem a opção de aprender a fazer o corte e a desossa de frango, conservação de pescado e linguiça apimentada. Também haverá oficina de desossa de ovinos. Os participantes aprendem a fazer cortes diferenciados.
Quando o assunto é beneficiamento de couro há diversas opções. Haverá oficinas de confecção de bolsas, revestimento para copos, chinelos e cintos. Tudo em couro bovino. O participante aprende a fazer as peças em quatro horas, período que dura a oficina.
As vagas oferecidas pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com o Senar-MT são bastante concorridas e os interessados devem buscar mais informações sobre a disponibilidade de vagas pelo telefone (65) 3623-0554. É importante enfatizar que as oficinas são bastante concorridas e, assim sendo, é importante verificar com antecedência se há vagas.
Expoagro – A programação, este ano, está bastante diversificada. Além das oficinas realizadas pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com o Senar-MT, haverá ainda 16 leilões de gado de corte, PO, de produção, gado leiteiro e cavalo Pantaneiro. A expectativa é de que mais de 7 mil animais passem pelo recinto do Parque nos 11 dias de feira.
Outro setor que movimentará bastante a Expoagro é a bovinocultura de leite. Será realizado um concurso, com pesagem do leite do gado da raça Gir Leiteiro e Girolando. Será montado um pequeno laticínio. A produção será doada para as instituições filantrópicas cadastradas.
A Expoagro terá uma das etapas do Ranking Estadual da Raça Nelore, torneios e provas hípicas de diversas modalidades. “Considerado o evento mais importante do agronegócio de Mato Grosso, a Expoagro promove entretenimento, debates e encontro de um público diversificado”, disse o presidente do Sindicato Rural, Ricardo Arruda .
Haverá ainda exposição de máquinas e agrícolas, veículos, roupas, artesanato, alimentação, diversas instituições representativas do governo estadual, federal e sociedade organizada. A expectativa é que a feira movimente cerca de R$ 20 milhões só em negócios dentro do Parque de Exposições.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook, curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).