A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Coopernova faz primeiro treinamento do Programa Produção de Leite de Qualidade

Post Image

Começa na próxima segunda-feira (21) mais um treinamento do Programa de Produção de Leite de Qualidade (Leite Legal). Desta vez será em Terra Nova do Norte, a cerca de 600 quilômetros de Cuiabá. Esta é a primeira turma da Cooperativa Agropecuária Mixta Terra Nova (Coopernova). "Também iniciamos o atendimento para o  Laticínio Marajoara do Norte Ltda – Leite Nenê, no município de Nova Canãa do Norte", explica o analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Wlademiro Neto. "A expectativa é qualificar pelo menos 10 turmas na região. Já temos duas previstas para os próximos 15 dias", complementa.

 

Outro município que qualificou sua primeira turma do Programa de Leite de Qualidade, nesta semana, foi o de Pedra Preta,  a cerca de 250 quilômetro da Capital.  "O Leite Legal já está acontecendo em cerca de 10 municípios mato-grossenses. Nos últimos 30 dias, pelo menos, três novos parceiros se integraram ao Programa", ressalta Wlademiro.

 

A semana também foi de divulgação do Programa de Produção de Leite de Qualidade, nos municípios de Juína, Juruena e Colniza. A  analista do Senar-MT,  Juliana Mardegan visitou sindicatos, produtores e laticínios fazendo palestras de sensibilização sobre a importância da implantação do Programa de Produção de Leite de Qualidade.  Segundo ela, as reuniões tiveram resultados positivos. A expectativa é de que todos se integrem ao Leite Legal.

 

 

Programa Produção de Leite de Qualidade (Leite Legal) –   é uma parceria dos Sindicatos Rurais, Senar Central, Senar-MT e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e vai capacitar produtores rurais com foco na produção do leite dentro dos novos parâmetros para Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), estabelecidos pela Instrução Normativa número  62/2011 – que define novos padrões de qualidade para o leite. Num período de dois anos, a meta é capacitar 81 mil propriedades por meio de treinamento teórico com carga horária de 16 horas/aula e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5,4 mil turmas.

 

O objetivo do Programa é a adequar a produção de leite de acordo com a Instrução Normativa (IN) 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabelece os parâmetros de qualidade do leite de acordo com a CCS e CBT. Os pequenos e médios produtores vinculados às indústrias de laticínios são o público principal deste programa

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMT).