Esta semana, a consultora do Senar-Central, Thais Carrazza e a equipe do Senar-MT fizeram o acompanhamento de turmas do Programa Negócio Certo Rural ( NCR) que acontecem na região do Rio dos Couros, município de Cuiabá e na comunidade P.A. Cabaças, em Barra do Bugres. O principal objetivo do NCR é conhecer aspectos de gestão da propriedade rural, visando despertar o empreendedorismo no produtor rural e fortalecer o agronegócio.
O objetivo deste acompanhamento, de acordo com a assessora, é verificar a viabilidade e aplicabilidade do programa nas diversas regiões brasileiras. "Sabemos que há particularidades e nossa expectativa é identificar isso nestas visitas para melhorar o programa. Queremos ver e divulgar os modelos e formas corretas de condução de atividades".
A assessora elogiou o trabalho realizado em Mato Grosso e destacou que as visitas mostraram que todos estão envolvidos e comprometidos com o programa. "Isso é primordial para o sucesso". A meta para 2014 é realizar mais de 30 turmas de NCR. Em junho estão em andamento pelo menos 15.
O programa é dividido em cinco encontros de 8 horas cada. O diferencial é que cada produtor recebe uma consultoria em sua propriedade, onde o instrutor verifica a aplicabilidade do plano de negócio, construído ao longo do curso. O consultor elabora junto com o participante um plano de ação para implementar seu plano de negócio, caso seja interesse do produtor. Este é um programa de amplitude nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Conheça o programa pelo site do Senar-MT http://www.sistemafamato.org.br/portal/senar/pp.php?CodPP=25. Interessados podem obter mais informações sobre o Programa NCR com o mobilizador do sindicato rural e com supervisor regional do SENAR-MT que atende o município.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook, curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).