As reuniões do Plano Anual de Trabalho (PAT) 2015 realizadas pelos sindicatos rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e parceiros locais continuam acontecendo até o início de julho. As últimas quatro estão programadas para os municípios da regional de Sorriso. (Confira a programação abaixo)
Nesta terça-feira (24) o encontro foi em Primavera do Leste e contou com a presença do presidente do Sindicato Rural José Otaviano Ribeiro Nardes e toda a sua equipe. Também estiveram presentes representantes de comunidades rurais e diversos outros parceiros. As áreas de segurança do trabalho, aplicação de agrotóxico e de secagem de grãos estão na lista de necessidade de mais treinamentos para qualificação de mão de obra.
O supervisor da Regional do Senar-MT em Rondonópolis, Alexandre Garcia apresentou o portfólio de treinamento da instituição e explicou como é possível acessar as capacitações. Alexandre também ouviu as necessidades de qualificação da mão de obra rural da região e esclareceu as dúvidas que surgiram durante o evento.
Após cada reunião, os participantes elaboram um documento com as solicitações prioritárias de treinamentos de cada sindicato. Este documento é enviado ao Senar-MT. Para aprovar estas demandas a instituição levará em consideração critérios como a capacidade orçamentária, operacional e ainda características socioeconômicas da região.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho reforça a importância destes encontros. Com o crescimento econômico e o desenvolvimento rápido de várias cadeias produtivas é importante qualificar e capacitar pessoas para atender a necessidade de mão de obra qualificada. “Para fazer isso precisamos que os presidentes dos sindicatos rurais e suas equipes definam agora o que vão precisar para 2015”, explica Mattosinho.
É no Plano Anual de Trabalho, popularmente chamado de PAT, que é definido como e quantos serão os treinamentos executados em 2015. Esta é a hora de elencar as prioridades e discutir as mudanças. “Temos municípios em que a base econômica está em transição, então esta é a hora de solicitar a qualificação para a mão de obra das cadeias produtivas que estão se destacando”, diz Mattosinho.
Programação – Regional Sorriso
27/06 – Claudia
01/07 – Nova Mutum
01/07 – Lucas do Rio Verde
03/07 – Sorriso
03/07 – Nova Ubiratã
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).
Confira as fotos das reuniões do PAT no link abaixo –
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.804361049588823.1073741882.458740444150887&type=3