Um dos treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mais demandados aos sindicatos rurais é o de Segurança no trabalho – NR 31.8 – Capacitação para trabalhador com agrotóxico. Na última semana do mês de junho (23 a 29) será realizado em quatro municípios: Alto Boa Vista, Sapezal, Pedra Preta e Querência.
Ao todo serão 79 treinamentos ofertados no período, somando 1027 oportunidades de capacitação da mão de obra rural, beneficiando produtores e trabalhadores do campo que vivem em 56 municípios de Mato Grosso.
Na área de máquinas, a que gera mais procura por pessoas qualificadas, o Senar-MT e parceiros irão realizar cursos em sete municípios. Em Água Boa, Querência e Marcelandia haverá treinamentos de Manutenção de tratores agrícolas, em Cáceres a oferta é para o curso de Operação e manutenção de motoserra, em Nova Ubiratã, Operação e regulagem de implementos agrícolas para o plantio e controle fitossanitário. Ainda há oportunidade de capacitação em máquinas em Vila Bela da Santíssima Trindade (Operação de tratores agrícolas) e Primavera do Leste (Manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos).
Na programação do Senar-MT há previsão de dois treinamentos de Piscicultura Básica: um em Acorizal e outro em Guiratinga. O Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis mobilizou turmas de Secagem de grãos e operação de secadores e Segurança no trabalho – NR 12.
Lembrando que as datas e os treinamentos podem sofrer alterações, conforme necessidade dos parceiros, por isso entre em contato com o Sindicato Rural de seu município para se informar sobre esses e outros treinamentos do Senar-MT. No link www.sistemafamato.org.br/portal/sindicatos é possível encontrar o telefone de cada sindicato.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook, curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).