Uvas produtivas e vinhos de excelência produzidos no nordeste do Brasil. Foi essa a experiência que produtores e presidentes de sindicatos rurais de Mato Grosso tiveram em mais um dia da Missão Técnica realiza pelo Senar-MT.
Nesta quarta-feira (31), o grupo esteve na Vinícola Terra Nova, em Casa Nova (BA), para conhecer uma das primeiras empresas a produzir vinho no Vale do São Francisco. São 200 hectares destinados ao cultivo da uva irriga pelas águas do “Velho Chico”. No início de 2000, houve a confirmação como uma legítima região vitivinícola e uma especialidade: 2 safras por ano e uma produção de 3 milhões de quilos da fruta.
A comitiva mato-grossense observou nos pomares o desenvolvimento da uva, as características das variedades e os cuidados necessários até a colheita. Logo em seguida, os visitantes acompanharam cada processo para a fabricação dos vinhos, como esmagamento, fermentação, controle de temperatura e maturação. Cada uma das etapas é importante para garantir que o vinho atenda aos padrões de qualidade e ofereça uma experiência sensorial única.
O grupo também provou os principais rótulos da casa em uma deliciosa degustação. A Vinícola Terra Nova também fomenta a região investindo no turismo abrindo as porteiras da fazenda aos finais de semana.
O terceiro dia da Missão Técnica Nordeste contou ainda com uma visita até a Fazenda Santa Felicidade. Além das uvas, a propriedade se destaca no cultivo de mangas produzindo por ano 85 toneladas em 170 hectares.
O que sai do campo abastece o mercado interno e o externo, como na Europa e os Estados Unidos.