A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT fará parte do Programa Interinstitucional de Educação Sanitária do MAPA

Selo
Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), participou da reunião de apresentação do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (PROESA), organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O encontro foi realizado na Superintendência Federal de Mato Grosso do MAPA (SFA-MT/MAPA), no final do mês de março.

Com objetivo de reunir e integrar as instituições visando promover, por via educativa, a sanidade, a inocuidade e a qualidade dos produtos agropecuários brasileiros e de seus derivados, em benefício de uma sociedade sustentável e da saúde única, foi composta a Comissão Estadual de Educação Sanitária de Mato Grosso (CEES/MT) e tratado sobre o 1º Encontro de Educação Sanitária do estado de Mato Grosso.

Para o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Henrique Mocci, durante a reunião foram abordados os princípios do programa e sobre a importância da conscientização do produtor rural com a educação sanitária. “É o que sabemos fazer, levar o conhecimento por meio de nossas ações, cursos, treinamentos, da Assistência Técnica e Gerencial e também através da educação formal, com os cursos técnicos”, completou Gustavo.

Gustavo também explica que essas políticas de educação são importantes para que o produtor entenda o porquê de suas ações, os cuidados e a implicações, e cita que muitas das vezes os trabalhadores rurais adotam medidas de proteção contra pragas e zoonoses de maneira intuitiva sem entender o real motivo e não se atentam com a legislação e os riscos sanitários.

O coordenador da Equipe Pedagógica do Senar-MT, Pedro Souza, completa que o intuito é, através das ações educativas, influenciar na tomada de decisão para evitar que o produtor sofra sanções e multas por não terem o conhecimento das leis e regulamentos e evitar problemas que possam prejudicar a saúde única.

Além do Senar-MT, o evento contou com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT); da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea); do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); da Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). E a próxima reunião da Comissão será realizada no dia 09/05, no Instituto Senai.

Também participaram da reunião, o gerente da Assistência Técnica e Gerencial, Bruno de Faria, a supervisora técnica, Jéssica Gonçalves e a analista de ATeG, Renata Alves, e as analistas educacionais do Senar-MT, Cristiani Bernini e Brenda Pinotti.

Sobre o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa):

O Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária é coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária através do Setor de Educação Sanitária do Departamento de Serviços Técnicos (SEDUC/DTEC/SDA/MAPA).

O Proesa foi instituído em 2008, com a missão de promover a articulação interinstitucional para fomentar e implementar políticas públicas de educação em defesa agropecuária em benefício da saúde única e sustentabilidade socioambiental.