A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Feira Técnica em Colíder recebe Sistema Famato, promove leilão e realiza torneio leiteiro

Post Image

Começou nesta quarta-feira (03.04), a 3ª edição do Show Rural Colíder. A feira técnica realizada dentro do Parque de Exposições da cidade reúne mais de 50 expositores, promovendo a comercialização de máquinas agrícolas, produtos e serviços em espaço ampliado. Entre os dias 3 e 6 de abril, os visitantes poderão aproveitar os circuitos de palestras com personalidades de destaque no cenário do agronegócio.

A feira, que é totalmente voltada ao produtor rural, conta com o estande do Sistema Famato que inclui Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Agrihub e Sindicatos Rurais. O estande realiza atendimento consultivo ao produtor e trabalhador rural das 13 horas às 21 horas, horário de funcionamento da feira que segue até sábado, 06 de abril, às 12 horas. Lembrando que, no espaço reservado à Federação Mato-grossense de Agricultura e Agropecuária de Mato Grosso (Famato) ainda é realizado a Vitrine de Carnes.

“Acompanhar de perto o que está acontecendo em Colíder, nos deixa muito felizes. A Show Rural começou com o nosso diretor Ronaldo Vinha, que formatou essa feira, lá atrás, e hoje está aí crescendo cada vez mais. Eu pude ver este crescimento. Isso é um incremento na economia, é uma oferta de novos produtos e alternativas ao produtor que busca novas atividades, dentro da atividade rural dele. Colíder e região passa por uma transformação. Terra que tem como carro chefe a pecuária, mas que está se tornando uma fronteira agrícola, com grande potencial”, observou o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.

O superintendente do Senar, José Luiz Fidelis, também destacou a projeção da Show Rural, considerando que nova parceria que deverá ser fechada no ano que vem.

“Sistema Famato/Senar presente na abertura dessa grande feira técnica que é a Show Rural Colíder, já na terceira edição. Acompanhamos desde o início, quando ainda era uma feira acanhada e hoje a Show Rural expandiu ocupando mais lugares dentro do Parque de Exposições. Nós já sabíamos do potencial da região e o Senar tem apoiado esse tipo de evento que envolve tecnologia no campo. Certamente em 2025, o Senar estará novamente em Colíder na Show Rural que envolve diversas cidades como Itaúba, Guarantã do Norte, Carlinda e Nova Canaã”, salientou o superintendente.

O evento que só termina no sábado, dia 06, às 12 horas, traz participações cativas da região como o 17º torneio leiteiro Balde de Ouro, Leilão de Touro Nelore Ono, além de palestras como: “Perspectivas da Pecuária” e “Interação com os mercados agropecuário”, com palestrantes importantes no cenário agropecuário brasileiro, como Felippe Serigati/ Economista, Professor e Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas. Além, do agrônomo Fabiano Siqueri, que falará sobre a anomalia da soja, abordando discussões científicas esclarecedoras.

Para o presidente do Sindicato Rural de Colíder, Luiz Carlos Moia, a feira é uma vitrine tecnológica com palestras, expositores e muitas novas informações tanto na área de pecuária, quanto agricultura.

“Uma feira com apenas três anos, mas com tanto impacto positivo na nossa região, transformando atitudes em recursos financeiros. Estamos com várias empresas do agronegócio e instituições financeiras. E, para tudo isso acontecer temos que ter um sindicato forte, que reflita na entrega e busque inovar. Este ano trouxemos a feira genética, o torneio leiteiro, uma praça de alimentação bem montada e ainda contamos com um leilão de gado P.O e de Nelore Ono”, disse Moia, ao agradecer o Sistema Famato pelo apoio e demais patrocinadores desta 3ª edição Show Rural Colíder.

Otimista, o idealizador da Show Rural, Ronaldo Vinha, acredita que a feira tomará proporções ainda maiores e será sucesso em 2025. “Estamos na terceira edição da Show Rural Colíder e este é um crescimento ano a ano. A feira técnica está ganhando corpo e acompanha o desenvolvimento da região. Colíder vem de um crescimento exponencial. Somos muito fortes na pecuária de corte e de leite, mas paralelamente temos visto um crescimento também na agricultura que somados, promovem o desenvolvimento de Colíder e região” destacou Vinha que atualmente responde pela diretoria de Relações Institucionais da Famato.