A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

ATeG Mato Grosso e Rondônia fazem intercâmbio de conhecimento para impulsionar as ações nas propriedades rurais

Selo
Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) recebeu entre os dias 11 a 15 de março a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Rondônia. Durante os dois últimos dias a equipe da ATeG Rondônia realizou visita técnica em uma propriedade dedicada à bovinocultura de corte no município de Juscimeira e também participaram de reunião com intercâmbio de experiências entre os dois estados.

O gerente da ATeG do Senar-MT, Bruno de Faria, contou que a vinda da ATeG Rondônia proporcionou conhecimento importante para aprimorar os atendimentos, tanto no estado de Rondônia como no Mato Grosso, foram discutidos assuntos sobre todas as cadeias, em destaque para o café e o cacau, que hoje está em crescimento no Mato Grosso.

“Esse encontro engrandece a ATeG, não somente no cenário de Mato Grosso, mas também a nível nacional”, completou Bruno.

No dia 14 a visita começou com uma imersão na metodologia da ATeG, a equipe do Senar-MT e o presidente do Sindicato Rural de Juscimeira, Dolor Vilela, acompanharam de perto a visita ao sistema de semi-confinamento da propriedade, observando o trato nos cochos com ração proteinada de 18%. Além disso, realizaram medições precisas das pastagens e discutiram estratégias para otimizar o manejo alimentar e nutricional do rebanho.

Segundo o supervisor da cadeia de Bovinocultura de Corte, Marcelo Nogueira da ATeG Mato Grosso, a eficácia da gestão da propriedade também foi evidenciada durante a visita. O técnico de campo, Edson campos, apresentou detalhadamente a gestão à vista da fazenda, utilizando ferramentas como croquis da propriedade e relatórios destacados. Foram discutidos aspectos cruciais, como o inventário de recursos, o fluxo de caixa e o Custo Operacional Efetivo (COE), demonstrando um compromisso sério com a transparência e a eficiência financeira.

“A visita técnica à fazenda foi mais do que uma simples inspeção agrícola. Ela ilustrou vividamente como a combinação de Assistência Técnica e Gerencial, sucessão familiar e gestão eficiente pode criar um ambiente propício para o sucesso na agropecuária”, explicou o supervisor.

Durante o último dia (15.03), em reunião com a ATeG Mato Grosso, o gerente da ATeG Rondônia, Luiz Mauricio dos Santos Leal, avaliou como proveitosa a oportunidade durante a troca de experiência. “Estou saindo com um vasto conhecimento, vou levar muitas coisas boas para adaptar em Rondônia. E tenho certeza que conseguimos contribuir também com o Senar-MT com as práticas que temos tratado ao decorrer destes cinco anos de existência da Assistência Técnica em Rondônia”, relatou o gerente.

O supervisor regional da ATeG Rondônia, Juvenildo Juvino, veio a Mato Grosso para conhecer a operação do trabalho que é realizado em campo pelo Senar-MT. “ Minha missão é a de verificar junto a equipe da parte educacional, tanto a educação formal quanto não formal também, os planos profissionais, rotinas de trabalho, a forma operacional na qual os cursos são revisados no Senar-MT, e tentar replicá-la dentro do possível que for adequado ao Senar Rondônia”, explicou o supervisor regional.

Estiveram presentes durante a reunião, os coordenadores, Bernardo Modesto Carvalho e Eduardo Barone; os supervisores da ATeG MT, Tulio Marçal , Jheferson Xavier da Silva Santos, Jessica Lemos Gonçalves, Ianna Marilia Alves e Gonçalo Alves Martins; os analistas da ATeG MT , Renata Alves Carvalho e Rafael de Moraes Flores; Andrei Homero Isernhagen Zeni, o assessor jurídico Carlos Royttmen Pires da Silva e as assistentes da ATeG MT, Dayane Rosa Pereira da Silva e Laura Carolina Miranda, além de Marcelo Monteiro, que é supervisor que presta serviço para ATeG.