A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Semeia leva educação sobre o “campo” para alunos de escolas públicas de Jaciara

Selo
Post Image

Na próxima segunda-feira, 11 de março, inicia as atividades do 1° Ciclo do Programa Semeia, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar–MT), na Escola municipal de Jaciara Prof° Amélia Freire Gomes. A ação visa construir o conhecimento sobre a importância do Agronegócio, vivenciando experiências sobre o real valor do trabalho no campo, com alunos do 1º,2º e 3º ano do ensino fundamental, com atividades teóricas e práticas. O evento tem a parceria do Sindicato Rural de Jaciara e a prefeitura  municipal.

Na teórica serão trabalhadas estratégicas educacionais voltadas ao domínio cognitivo e afetivo, com exposição dinamizada, vídeos lúdicos, atividades pedagógicas de acordo com a fase escolar, utilizando o tema: “Agronegócio”.

O gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Henrique Mocci, explica que a ação  propõe  diagnosticar conhecimento dos alunos em relação ao universo das atividades do meio rural, desenvolvendo trabalhos que despertam  o interesse em crianças e jovens em aprender sobre a vida no Agro, bem como demonstrando como os produtos do campo estão inseridos na  vida cotidiana,  promovendo a interação e   sensibilização dos alunos no  processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados nas etapas teórica e prática.  

“Já na prática serão desenvolvidas atividades educacionais no campo ligadas ao domínio psicomotor, com visita técnica   e oficina temática   de horticultura, demonstrando o preparo do solo, plantio, colheita, manutenção, armazenamento, transporte e degustação e avaliação   de hortaliças”, destacou Gustavo.

Meta– A ideia é fixar as informações relacionadas a importância do Agronegócio consolidado, juntamente com o conhecimento aprendido na etapa teórica do programa. Vivenciar experiência na prática, conhecer a realidade do Agro dentro de uma propriedade rural, visando despertar o interesse em jovens e crianças o aprendizado sobre a vida no campo, promovendo a interação e sensibilização dos alunos no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados entre as etapas.

Encerramento – No dia  09 de abril será realizada   Feira de Exposição dos Trabalhos na escola, que passarão por  avaliação com relação ao conhecimento e impacto do Programa na vida do aluno,  bem como a consolidação do resultado do Semeia e o resgate sobre a vivência dos estudantes durante a realização os dois ciclos do  Programa, ou seja, teórica e prática, conduzida pelo professor   responsável , além do desenvolvimento de uma atividade sobre o tema, seguindo sugestões do Senar ou de livre criatividade do professor.