A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT e Sesp-MT discutem reinserção social de reeducandos de MT

Selo
Post Image

Visando estabelecer parceria para atendimento com cursos profissionalizantes no Sistema Prisional do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) se reuniram no dia 20 de fevereiro. A ideia é estender os atendimentos para as unidades e municípios que não são contemplados pelo Projeto Reconstruindo Sonhos.

O superintendente do Senar –MT , José Luiz Fidelis afirmou que atualmente o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso e  o Ministério Público Estadual(MPE) possuem um Termo de Cooperação Técnica, onde são ofertados cursos profissionalizantes em unidades prisionais de MT através do Projeto “Reconstruindo Sonhos”, que tem como objetivo  a reinserção social e profissionalização de reeducandos das unidades prisionais do estado: “  Esses órgãos juntamente com o Senar-MT acreditam na recuperação do ser humano, que por algum motivo desviou-se das regras de convivência e   buscam  regenerar-se de uma forma digna, e a  nossa instituição   colabora com a capacitação de mão de obra, dessa forma , fomentando oportunidades para os reeducandos.

Resultados – O Reconstruindo Sonhos foi lançado em setembro de 2021, com o objetivo de fortalecer a reinserção social de reeducandos e reduzir a reincidência criminal por meio da qualificação, habilitação para o mercado de trabalho e ampliação da compreensão do sentido da vida. Nesses dois anos de atividade, ele foi executado em 15 municípios de Mato Grosso, beneficiando 249 participantes ativos em 19 unidades prisionais. Conforme a psicóloga do projeto, Amanda Freire de Amorim, esse número de estabelecimentos prisionais representa 46% de todo o sistema, o que demonstra o alcance da iniciativa.

Como funciona o projeto– Ele é executado em duas etapas. Na primeira, chamada de “Ampliação do sentido da vida”, são realizados 12 encontros semanais presenciais dentro das unidades, nos quais são abordados com os participantes temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes, etapa chamada de “Qualificação profissional”. O trabalho foi realizado por 48 voluntários multiplicadores capacitados, com apoio de 94 parceiros. Ao todo, já foram ofertados 21 cursos profissionalizantes.

 Fizeram parte do encontro: superintendente do Senar-MT  José Luiz Martins Fidelis; Gerente de Operações,  Darion Souza; coordenador de Equipe de Regionais, Victor Fazinga; superintendente de Políticas Penitenciaria, Gleidiane Custódio da Silva e os membros da Equipe do Núcleo de Educação nas Prisões- NEP, Lucimar Pereira Poleto e  Jacquelinne Annik Neves Cesar.