A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mais de 28 mil pessoas são atendidas em programas de promoção Social do Senar

Selo
Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) ofereceu atendimento a mais de 28 mil pessoas durante o ano de 2023 em Programas Especiais como Semeia, Cine Senar, Mutirão Rural e Equoterapia.

O gerente de formação profissional rural e promoção social, Gustavo Mocci, explicou que ações do Senar vão além dos cursos educacionais, se dedicando também a ações sociais. Apenas pelo programa Mutirão Rural, foram realizados 53.213 atendimentos de saúde, cidadania e lazer para 7.786 pessoas nas comunidades do interior, incluindo algumas indígenas, de 38 municípios do Estado.

O Mutirão Rural dispõe de uma Unidade Móvel de Saúde e, conjuntamente com Sindicatos Rurais, órgãos públicos estaduais e prefeituras municipais, prestou mais de 20 serviços, entre eles: emissão de documentos, oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao Senar-MT, atendimentos de saúde, atividades educativas e orientativas, corte de cabelo, entre outros.

Já o Programa Semeia, atendeu 138 crianças, das redes públicas de educação. A ideia é fixar as informações relacionadas a importância do Agro, juntamente com o conhecimento aprendido na etapa teórica do programa e proporcionar a experiência na prática, desenvolvendo um produto de propriedade rural. Em 2024 a previsão é de que o programa Semeia atenda até 90 turmas.

“As atividades visam despertar o interesse em jovens e crianças sobre a vida no campo para desmistificar o agro. Apresentando quais os desafios e as preocupações que o setor tem, bem como os cuidados com sustentabilidade, com a produção, a produtividade e com as pessoas que fazem rodar toda a cadeia do agro”, complementou Gustavo.

Pelo Cine Senar, em parceria com os 94 Sindicatos Rurais e prefeituras municipais em Mato Grosso, foram realizadas 98 sessões de cinema à 20.352 pessoas nas cidades do interior, oferecendo momentos de confraternização para toda a comunidade. O objetivo do programa é oportunizar ao produtor e trabalhador rural acesso à linguagem audiovisual, apresentando o cinema como uma fonte de cultura, meio para transmitir conhecimento e alternativa de entretenimento.

Para o primeiro semestre de 2024 já há sessões agendadas do programa Cine Senar em 28 cidades. Clique aqui para acessar a programação completa.

Ainda segundo o gerente, 32 instituições que executam atendimentos gratuitos em Equoterapia à população carente foram apoiadas financeiramente pelo Senar-MT. No total 600 pessoas foram assistidas com 20.352 atendimentos.

“A Equoterapia é uma ferramenta terapêutica que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Esses atendimentos acontecem durante todo o ano em mais de 25 municípios do estado do Mato Grosso”, destacou o gerente.