A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Escola Agrícola Ranchão recebe novos alunos e pais em programação de primeiro dia de aula

Selo
Post Image

A Escola Agrícola Ranchão, localizada no município de Nova Mutum (238 quilômetros de distância de Cuiabá), realizou a integração entre os novos alunos e seus familiares na quinta-feira, 1º de fevereiro. Os estudantes do curso em técnico em Agropecuária foram recepcionados pela equipe gestora do SENAR-MT, diretoria, coordenadoria, professores e os alunos veteranos do último ano do curso. A instituição de ensino técnico atraiu famílias inteiras vindas de cidades vizinhas, e de várias as regiões do Mato Grosso.

As jovens Hellen e Gersilaine são primas e vieram dos municípios de Nobres e Santa Rita do Trivelato, acompanhadas dos familiares para integração, carregando com elas grandes expectativas de um futuro promissor, seguindo os passos da família na área da pecuária.

“Meu primo foi o primeiro da família a se formar aqui como técnico seguido de sua irmã que hoje é professora, sendo um incentivo grande para que a nossa filha se interessasse pelo curso. Nós nos abraçamos como família, sempre unidos e incentivando nossos filhos a lutar. Estamos com fé, acreditando que coisas boas vão acontecer no futuro para nossa jovem”, contou Avanir de Oliveira mãe de Hellen. 

O pai de Gersilaine, Jesus Querubim, pontuou que a instituição Ranchão é referência na sucessão familiar. ”Trabalho na pecuária, trouxe minha filha e a minha sobrinha também para dar sequência e completar seus estudos aqui, assim como meu filho completou, pois sem estudo nós não somos nada”, completou Jesus.

O Rachão também atraiu jovens de outros estados, como Santa Catarina e Paraná.

Eduardo Medeiros Volpatto, veio da cidade de Erval Seco/SC. Segundo ele, o que o atraiu foram a infraestrutura do Ranchão e o sistema de ensino da unidade. Eduardo pretende continuar em Mato Grosso após a conclusão do curso, com expectativa de obter aprendizados e vivências e também uma oportunidade de trabalho no Estado.  Já Giuliano Guilherme veio de Campo Grande/PR e escolheu vir para seguir os passos de seu pai que sempre trabalhou na área da Agronomia.

Durante o batismo os alunos do segundo ano recepcionaram os “novatos” com um momento divertido. Os novos alunos receberam codinomes, tais como: “bagaço”, “shoyo” e “bocaiúva” e participaram de brincadeiras. “Esses apelidos e trotes são todos direcionados para que não haja nenhum tipo de constrangimento, nem violência física ou moral, ou psicológica aos novos alunos”, explicou a diretora da instituição, Lucivani Borsatto, que também fez a leitura do manual do aluno e explicou aos alunos as regras, direitos e deveres reservados a eles.

O gerente de Educação Formal, Marcos Medeiros, destacou que a data é muito relevante para toda comunidade escolar. “É um dia importantíssimo no qual realizamos todo um alinhamento, apresentamos aos pais e alunos a unidade de ensino e os instrumentos que regem toda a política da escola, como o regimento interno e o manual do aluno. Um grande dia no qual abraçamos os pais e alunos e demonstramos todo o cuidado da equipe da escola com o dia-a-dia e com o processo de aprendizagem dos estudantes”, disse Marcos.

Quem também fez questão de participar de toda a recepção, foi o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo Zen, que aproveitou o momento para dar uma palavra de incentivo à nova turma e destacou que, “recebe-los significa que futuramente teremos um aumento de mão de obra qualificada”, observou Paulo.