A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mais de 100 mil pessoas participaram de cursos do Senar-MT em 2023 no estado

Selo
Post Image

No ano passado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) registrou  a presença  de 109.160  mil  pessoas em   7.916 eventos realizados. Desse total, 5.625 na zona rural e 2.282 na urbana, em parceria com Sindicato Rural de Mato Grosso.   

Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) ,José Luiz Fidelis,  a capacitação nos moldes que estão sendo implementados atende sem dúvida uma boa parcela da sociedade que anseia em entrar no universo Agro: “ Uma nova forma de capacitação para 2024  foi estudada na instituição e certamente teremos o que o setor do Agronegócio precisa realmente, ou seja, mão-de-obra capacitada a altura da Agricultura que nosso estado apresenta”, destacou Fidelis.

O gerente de Operações do Senar-MT Darion Liziê   destacou que o resultado alcançado faz parte de uma série de iniciativas voltadas para a educação, formação profissional e promoção social. O foco esteve na ampliação de competências técnicas e práticas ligadas às atividades agrícolas, assim como na melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais. Além disso, buscando impulsionar a adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis, visando não apenas o aumento da eficiência produtiva, mas também a preservação ambiental.

“ Essas ações não apenas fortaleceram o setor agrícola, mas também proporcionaram benefícios significativos para as comunidades rurais, consolidando o compromisso do Senar-MT com o desenvolvimento integral e sustentável do meio rural”, disse Darion.

Simulador de combate incêndio   foi entregue ao Corpo de Bombeiros de MT

O Senar Mato Grosso concretizou a aquisição e entrega de um Simulador de Combate a Incêndio ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O Centro de Treinamento Multifuncional disponibilizado pela instituição desempenhará um papel fundamental na capacitação e especialização em diversas áreas, incluindo combate a incêndios, trabalho em altura e operações em espaços confinados.

Estruturação dos Centros de Treinamentos

Atualmente o Senar-MT dispõe de três Centros de Treinamento localizados nos municípios de Sorriso, Campo Novo do Parecis e Rondonópolis. Esses centros têm como objetivo a capacitação em operação e manutenção de máquinas agrícolas e suas tecnologias. No decorrer do ano de 2023, foram ministrados um total de 391 cursos nesses locais.

Fazendo parte do processo de aprimoramento das instalações, os Centros de Treinamento foram submetidos a uma significativa estruturação. Durante esse período, foram adquiridos uma carreta-tanque agrícola e um tanque de combustível com capacidade para 6.000 litros.

Além de melhorias, através da parceria estratégica com a Case IH, marca da CNH Industrial, também foram cedidos maquinários para o Centros de Treinamentos (CTs).

Para o CT de Campo Novo Parecis foram cedidos    01 trator Magnum 380, 01  plantadeira, 01  autopropelido e 01 colheitadeira.  Já o Centro de Treinamento de Rondonópolis   recebeu uma colheitadeira.

“Essas iniciativas representam um importante passo na busca pela excelência em nossos Centros de Treinamento, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento de  profissionais altamente qualificados no setor de máquinas agrícolas. Estamos comprometidos em oferecer uma experiência de aprendizado enriquecedora e alinhada com as mais recentes inovações do mercado”, ressaltou Darion.