A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Serviços Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso lança novos cursos em 2024

Selo
Post Image

Em 2024, diversos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) serão disponibilizados em novo formato, otimizando a capacitação do profissional para o Agro.  O trabalho intensificado pelos analistas e técnicos da Equipe de Pedagogia, contribuíram para adequação da carga horária, com inovação nas técnicas aplicadas e conteúdos programáticos atuais a cada tema, direcionando-os ao modelo do mercado rural.

A coordenadora pedagógica da Gerência de Educação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Roselly Torres,  explicou que na  área da agricultura por exemplo, ao todo foram 34 atualizações de cursos: “Dentre eles, destacamos os que se tornaram novos cursos, sendo: Olericultura convencional e orgânica; Manejo integrado de pragas de soja e milho; Beneficiamento de sementes de soja e milho; Classificação de grãos de soja e milho; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e os de Cultivos de Banana, Mandioca, Maracujá, Abacaxi e Mamão”, disse a coordenadora.

Já na área da Pecuária, o portfólio contempla 49 cursos atualizados, o que envolveu a revitalização dos conteúdos programáticos, com foco na prática e a otimização de carga horária, de acordo com a nova roupagem de cada oferta formativa. A partir das atualizações estão os novos cursos disponibilizados nas áreas de Manejo Nutricional de Bovinos, Manejo Reprodutivo de Bovinos, Manejo Sanitário de Bovinos, Planejamento e Construção de viveiros escavados na Piscicultura.

Nessa mesma perspectiva estão os de Alimentação e Nutrição e de Agroindústria, sendo que 13 cursos passaram por atualização, que serão ofertados de forma mais dinâmica e prática. Dentre esses, destaca-se a oferta de 02 novos cursos, resultado da união de conteúdos que se complementam:  Produção Artesanal – Derivados de Soja e Milho e Produção Artesanal – Aproveitamento Integral dos Alimentos.

Ainda nesse viés, na área de Artesanato, foram atualizados 05 cursos: Artesanato em Tecidos – Confecção de Vestuário, que reúne de forma otimizada conteúdos trabalhados anteriormente em cursos distintos.

Por fim, na área de Tecnologia, o curso de Drone passou por uma revitalização, tornando-se um novo curso: “Utilização de Drone na Agropecuária”, título definido em conformidade com seu novo conteúdo, que agora é voltado especificamente para a utilização do equipamento nas atividades do meio rural.

Nessas   revisões/ atualizações dos cursos, a equipe pedagógica contou com o apoio da   Assistência Técnica e Gerencial e pelos supervisores dos Centros de Treinamentos(CTs).