A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT reúne com Setasc do Estado para discutir parcerias do Mutirão Rural 2024                

Selo
Post Image

A Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Superintendência  de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania   (Setasc-MT) se reuniram no  início de dezembro para discutir  novas   ações   do Mutirão Rural 2024  por meio de  serviços de cidadania,  atendimentos  de saúde e lazer.

A coordenadora de Projetos e Programas Especiais do Senar-MT, Nadja   Brito da Paixão explicou que a parceria entre Senar-MT e Setasc já existe desde a criação do Mutirão Rural. E que ambos têm um   papel social fundamental para as comunidades rurais de Mato Grosso, que na maioria são distantes dos grandes centros.  São pessoas que usam das ações oportunidades para conectar diretamente com essas instituições, que levam os principais serviços de utilidade pública.  

“E esse alinhamento com órgãos públicos fortalece ainda mais as nossas ações, principalmente por que a Assistência Social de Mato Grosso oferece emissões de certidões de casamento, nascimento e óbito. Na oportunidade, discutimos uma possível ampliação dos atendimentos através do Programa SER Família, entre   outros “leques” de atuação da Setasc”, disse Nadja.

Já a superintendente de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos da Setasc/MT, Patrícia Cabral, explanou que o objetivo do encontro é alinhar com Senar-MT a parceria para o próximo ano, analisando o que foi desenvolvido em 2023 e, a partir daí,  oferecendo serviços junto aos Mutirões da Instituição, como por exemplo a solicitação de segunda via de certidões de nascimento, óbito e casamento. “É relevante essa ação do Senar-MT, por meio do Mutirão Rural, principalmente por levar benefícios até as comunidades indígenas, por estarem em áreas mais distantes e que precisam ser assistidas e ouvidas com carinho, além do que já é oferecido no Programa SER Família”, ressaltou a superintendente da Setasc.

Participaram da reunião também o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo   Mocci e a assistente de Promoção Social Aline Costa de Oliveira.

Mutirão Rural- A meta do Mutirão Rural é conectar empresas e pessoas para melhorar a vida da população rural do estado, chegando até os locais de difícil acesso, levando serviços de saúde, cidadania e lazer, como: atendimento médico, odontológico e emissão de documentos.

Programa Ser Família

A iniciativa consiste na distribuição de cartões  com a finalidade   de reduzir as   desigualdades sociais, mediante   ações     de promoção da cidadania, bem como   inclusão     social de famílias em situação de   vulnerabilidade   em decorrência de   situações  de pobreza e risco social, com a finalidade de   auxiliar os destinatários na superação de tais fatores.