A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT entrega Simulador de  Combate a  incêndio ao Corpo de Bombeiros  de MT

Selo
Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) entregou neste mês de dezembro ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso simulador de combate a incêndio /contêiner .O espaço confinado visa simular o fogo em ambientes fechados, mostrando o salvamento de vítimas de forma terrestre e elevada.

O gerente de Operações do Senar-MT Darion Liziê de Souza explanou que esse mecanismo propõe conhecimento   ao produtor rural,  principalmente devido   à   grande incidência  de  queimadas em Mato Grosso em determinadas épocas. O simulador foi construído em    parceria com o Corpo de Bombeiros para capacitar o “homem do campo” ,  levando noções de  brigada de  incêndio,   por meio de espaço confinado,   treino em altura,  ou seja,   situações  corriqueiras que ocorrer  dentro das propriedades rurais,  onde a  pessoa tem que estar preparada para esse tipo de enfrentamento .

  “Pelo estado ser continental acabam acontecendo situações que talvez não dê tempo do Corpo de Bombeiros atender a ocorrência, por isso que existe a formação da brigada   rural. Hoje, se um produtor quiser fazer o treinamento   voltado para a prevenção de incêndios na agricultura, ele pode procurar o Sindicato Rural e solicitar junto a corporação e fazer todo   processo”, disse Darion.  

Para o coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Augusto Reveles, a estrutura vai muito além, tanto que para dar  apoio nas   operações e realizar uma ação de sucesso  a tropa tem que estar muito bem treinada. E o simulador  que o Senar-MT forneceu possibilitará a especialização   de várias áreas da instituição e dos parceiros: “Não só no combate a incêndio, mas também  podemos utilizá-la  em salvamento em altura, que chamamos de plano elevado. O espaço propõe  uma série de situações que   poderão serem simuladas semelhantes ao ambiente no campo,  assim propondo um treinamento  específico da nossa tropa,  principalmente  na  área rural, até porque o  maior desastre que   temos aqui em Mato Grosso são os incêndios florestais. Não é à toa que a nossa  corporação vem  se especializando e tem se tornado uma referência nacional, inclusive no  Pantanal”, disse o coronel.

Na oportunidade o soldado do Corpo de  Bombeiros  Militar,  Rafael de Lima Mesquita, explicou   como funcionará o Centro de Treinamento Multifuncional,  que além de conter um simulador de incêndio com fogo real,    o mecanismo possibilita trabalhos em espaço confinado , ou seja, é um centro  bem completo: ” Podendo utilizar outras partes , conseguindo realizar  vários treinamentos em um só lugar, sem ter que ir para outros lugares, onde a logística de planejamento para treinamento fica bem mais prática, observando as dificuldades de quem está sendo capacitado, e dessa forma melhorar”, disse Mesquita.

Na ocasião, também participaram da entrega o coordenador da Equipe de Regionais do Senar-MT, Victor Roberto Ribeiro Fazinga e a diretora operacional do Corpo de Bombeiros, Vivian Rizziolli Corrêa.