A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Bovinocultores de corte de Nova Xavantina participam de reunião de sensibilização da ATeG

Post Image

Uma turma de 15 produtores rurais do P.A Nova Canaã do Leste, em Nova Xavantina, participou de uma reunião de sensibilização da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A reunião aconteceu na última semana, na comunidade.

O encontro, que é realizado na presença de gestores da ATeG, esclarece dúvidas dos produtores rurais que têm interesse em ser atendidos pelo Programa e explica sobre o funcionamento e objetivos da assistência técnica.

Segundo o gerente da ATeG, Bruno de Faria, a assistência é uma forma de auxiliar os produtores a aumentarem a rentabilidade de seu negócio. “Sem tecnologia e conhecimento não conseguimos acompanhar o mercado e atender com mais eficiência”, destaca.

Proprietário da Fazenda Areia Branca, o pecuarista Cleres Furtado tem o sonho de aprender a gerir o próprio negócio que é a sua propriedade rural. “Nós que somos produtores temos um negócio a cuidar que é a nossa atividade. Quando estamos unidos se torna mais fácil e acabamos aprendendo uns com os outros”, destacou durante o encontro.

Na região quem dá suporte aos grupos atendidos é a analista regional da ATeG, Fernanda Moreira. Assim que formada a turma, é realizada uma capacitação metodológica com o técnico de campo credenciado ao Senar-MT para que iniciem os atendimentos.

Metodologia – A ATeG é um programa desenvolvido pelo Senar-MT e Sindicatos Rurais. Nele são realizadas visitas mensais e individualizadas de acordo com a característica de cada propriedade rural, ao longo dos seus 36 meses de duração.

De acordo com o supervisor da ATeG, Túlio Marçal, o atendimento é realizado em cinco etapas e sem custos ao produtor. “Iniciamos com o diagnóstico conforme a realidade de cada propriedade e ao longo do tempo seguimos orientando os produtores. O intuito não é fazer investimentos, mas trabalhar com as ferramentas já disponíveis em cada propriedade”.