A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mais de 50 produtores de leite ampliam conhecimento em Dia de Campo

Selo
Post Image

Foi no Sítio Pousada das Araras que mais de 50 produtores rurais de bovinocultura de leite ampliaram seus conhecimentos sobre a atividade produtiva, na tarde desta terça-feira (16.05). Além dos produtores da região de Novo São Joaquim, o evento também reuniu uma comitiva de Cocalinho que enfrentou mais de 350 km na estrada para participar do encontro, aprender mais sobre a cadeia produtiva e desenvolvê-la no município.

Representantes de Cocalinho participaram do evento

Esse foi o 1° Dia de Campo de 2023 da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e foi realizado pela parceria com o Laticínio Cajes. Na ocasião, o laticínio entregou kits de qualidade do leite e resultados das amostras de solo dos produtores participantes do Programa Mais Leite Saudável.

Os produtores poderão verificar a existência de mastite nos animais, fazer o tratamento adequado e testar o nível de antibiótico no leite, problemas que interferem na qualidade do produto e, por vezes, impedem a sua comercialização. Para a gestora do Laticínio Cajes, Aliene Nogueira, o Programa é desenvolvido graças à parceria com o Senar-MT. “Os kits serão entregues aos produtores e eles terão auxílio dos técnicos de campo do Senar-MT para esclarecer qualquer dúvida que tenham a respeito”, destaca

Segundo o gerente da ATeG, Bruno de Faria, a parceria proporciona mais segurança alimentar para o produto do campo. “A produção de um leite de qualidade vai impactar na qualidade do produto que chega ao consumidor e traz benefícios tanto a quem produz quanto a quem compra”, afirma.

Os produtores participantes também puderam ampliar seus conhecimentos por meio da palestra: Produzindo leite de qualidade através do bom planejamento, ministrada pelo zootecnista e supervisor da ATeG, Tulio Marçal.

Os dados apresentados mostraram que Novo São Joaquim é o 25° maior produtor de leite em todo Mato Grosso. O município supera a média estadual de produção de leite/vaca/dia que está 4,69 contra os 4,41 do estado.

O zootecnista e supervisor da ATeG, Tulio Marçal, orientou sobre meios de aumentar ainda mais a produtividade. “O produtor de leite também precisa ser produtor de pasto/forragem porque o sucesso da cadeia produtiva está no que o animal come. Uma boa alimentação bovina é sinônimo de mais leite”, destaca.

Conhecimento no campo – Há sete anos, o Sítio Pousada das Araras recebeu 10 cursos do Senar-MT e nesta terça-feira, o proprietário, Robson Faria, deu as boas vindas emocionado ao ver sua casa cheia de produtores rurais. “É muito gratificante abrir as portas da propriedade para o Senar-MT em mais uma oportunidade de conhecimento”, destacou.

Em Novo São Joaquim, 60 produtores rurais são atendidos pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural. Para o vice-presidente do Sindicato, Rafael de Jesus, a ATeG traz impactos financeiros nas propriedades rurais. “A assistência ajuda o produtor a produzir com qualidade e segurança. E o Sindicato vem para dar esse suporte aos bovinocultores da nossa região”, afirmou.

Na região atuam o analista regional do Senar-MT, Juarez Júnior e os técnicos de campo credenciados à instituição, Rafael Alves e Janaína Faria. “No início eles ficam meio receosos, mas com o tempo nos tornamos quase da família de tanta confiança que construímos”, afirmou Janaína.

Também produtor rural, Rafael acredita que mesmo sendo técnico de campo, sempre há o que aprender. “Estamos sempre aprendendo como produtor e como técnico. E além do meu crescimento, é muito gratificante contribuir com a melhoria da produtividade dos demais produtores”, explica.