A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parceria disponibiliza tecnologia de monitoramento em tempo real da qualidade da aplicação de defensivos agrícolas

Selo
Post Image

O Centro de Treinamento de Sorriso recebeu nesta quinta-feira, (11.05), o “Simulador de aplicação de defensivos agrícolas em tempo real”, da tecnologia Unimap, desenvolvida pela empresa argentina Acronex. A Regional de Mato Grosso é a primeira entre as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de todo o país a disponibilizar a Unimap nas capacitações.

A tecnologia consiste em monitorar a qualidade da pulverização em tempo real, avaliando as condições climáticas no talhão por meio de uma estação meteorológica, permitindo que o aluno realize as adequações na máquina de maneira correta através das informações disponibilizadas. A tecnologia cedida dispõe de um QR Code para que o serviço seja acompanhado por outras pessoas por meio de um aplicativo em tempo real.

Na prática da sala de aula, enquanto um aluno faz as calibrações e escolhe a melhor estratégia de aplicação de acordo com o tipo de bico, umidade, vento, temperatura e vazão da máquina, os demais podem acompanhar em tempo real, por meio dos seus celulares, notebooks ou tablets. Na prática do campo, o produtor que dispõe da tecnologia, pode acompanhar o serviço mesmo se estiver distante da propriedade rural.

Para o supervisor do CT, Fábio Pires, a tecnologia cedida auxilia a resolver um dos problemas do campo e auxilia o produtor na tomada de decisão que vai impactar diretamente no custo da aplicação de defensivos agrícolas de sua propriedade. “Muitas máquinas trabalham com as calibrações, regulagem e mistura de produtos de forma inadequada ocasionando o entupimento de bico que somente é descoberto tempos depois quando aparecem falhas devido a aplicação inadequada na lavoura. Com o monitoramento da aplicação de produtos em tempo real, é possível detectar o problema instantaneamente e resolvê-lo. Ensinar essa preocupação aos nossos alunos trará benefícios aos produtores do estado”, afirma.

A primeira turma que conheceu a tecnologia de perto foi do curso de Tecnologia de precisão em máquinas agrícolas, ofertado pelo Senar-MT e Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, nesta semana no CT. Dentre os participantes, esteve o responsável pela agricultura de precisão na Fazenda Mano Julio, Warley Teixeira, que se surpreendeu com o alto nível de recursos tecnológicos. “Isso favorece muito a tomada de decisão, porque você consegue acompanhar a temperatura, velocidade do vento e outros fatores que contribuem para que a aplicação seja ideal, com excelente qualidade. ”, destaca.

A disponibilização do equipamento ao CT ocorreu graças à parceria já existente do Senar-MT com a Bravo Tecnologia, revenda autorizada da Acronex. De acordo com o sócio-proprietário da empresa argentina, Julián Baldunciel, no Brasil apenas 40 máquinas agrícolas detêm essa tecnologia. “Sou agricultor e pecuarista, e prezo pela capacitação dos trabalhadores e funcionários, por isso, escolhemos o Senar-MT para que mais pessoas pudessem conhecer a tecnologia e disseminar esse conhecimento que faz tanta diferença no campo”, destaca.

Segundo o empresário, um dos diferenciais para Mato Grosso é a possibilidade de executar as ferramentas sem o uso da conectividade. “Um dos maiores problemas no campo é a conexão e conseguimos desenvolver uma ferramenta que tenha todos os sensores de Inteligência Artificial necessários para o uso, já instalados na máquina, e que disponibilizem dados em tempo real”, explicou Baldunciel.

Capacitações – Além do curso de Tecnologia de precisão em máquinas agrícolas, o instrumento também será utilizado no treinamento de Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido. Os interessados em realizar qualquer uma das capacitações deve entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade.