A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT promove adequações na Escola Agrícola Ranchão

Selo
Post Image

Novo trator à disposição da escola

Neste mês de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) iniciou a supervisão pedagógica da matriz curricular da Escola Agrícola Ranchão, localizada em Nova Mutum. Além das adequações pedagógicas, o Senar-MT também tem investido em equipamentos para os estudantes.

A supervisão pedagógica tem como objetivo a construção do novo currículo do curso Técnico em Agropecuária seguindo as diretrizes adotadas pelo Senar-MT que assumiu a administração da escola no ano passado. A expectativa é que a matriz esteja totalmente reformulada a partir do ano letivo de 2024.

Equipes do Senar-MT e da Escola no início da supervisão pedagógica

A revisão está sendo realizada pela analista Ana de Bellis, da Equipe de Educação Formal do Senar-MT juntamente com os professores, coordenação pedagógica e direção da escola. Segundo a diretora da instituição de ensino, Lucivani Borsatto, as adequações trarão melhorias para o dia a dia da unidade escolar. “A parceria com o Senar-MT foi muito vantajosa para a escola que tem o objetivo de formar jovens para o mercado de trabalho do campo. Adequar o conteúdo teórico e prático trará novidades metodológicas para a instituição”, afirmou.

Além das adequações pedagógicas, a escola recebeu novos equipamentos agrícolas. Até o momento foram entregues um Trator Case A 110, uma roçadeira Algor e um Guincho Big Bag, com capacidade de duas toneladas. “Estes itens trarão uma nova realidade para a escola, apoiando as aulas práticas e ampliando o conhecimento dos alunos”, afirmou o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros.

Atualmente, a unidade possui 115 estudantes que cursam entre o 1º e o 2º ano do curso técnico em Agropecuária. A Escola Agrícola Ranchão foi idealizada pelos próprios moradores da Comunidade Rural Ranchão, em Nova Mutum, que não dispunham de uma instituição de ensino para os jovens do local e solicitaram apoio do poder público para sua instalação.

Em funcionamento há 32 anos, o intuito é ensinar os jovens moradores a trabalharem no campo. “A ideia inicial era atender os moradores da Comunidade, mas ao longo da trajetória, já recebemos estudantes até de outras partes do país. Esperamos continuar sendo referência como instituição de ensino do campo e com o Senar-MT, que trabalha em prol do produtor rural, acreditamos que teremos melhorias”, destacou a diretora.