A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Produtores atendidos pela ATeG conseguem contrato de R$ 1,6 mi para comercialização

Selo
Post Image

Um grupo de produtores rurais de Matupá foi o vencedor de uma chamada pública para fornecer alimentação a escolas e creches, neste ano letivo de 2023. Dentre eles estão 30 produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). As entregas às unidades da rede de educação básica pública iniciaram neste mês de fevereiro.

Após o início dos atendimentos da ATeG, os produtores diversificaram a produção e, com isso, conseguirão atender o contrato de R$ 1,6 milhão, o triplo do valor que já haviam firmado.

Entregas de alimentos nas escolas iniciaram em fevereiro. Foto: Arquivo APPFMOT

Segundo Gilmar Ferreira Nantes, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Feirantes Matupá “Osvaldo Turcatto” – APPFMOT, o grupo já havia ganhado licitações em anos anteriores, mas nunca neste valor, por não conseguirem produzir uma grande diversidade. “Tinha verdura que a gente achava que não dava de produzir na nossa região, outras a gente já tinha produzido, mas não soubemos dar continuidade. Agora com o acompanhamento da ATeG conseguimos aumentar muito a diversidade e a produção”, afirma.

Dentre os novos alimentos cultivados estão couve-flor, chicória, brócolis e tomatinhos. “A couve estamos produzindo em túneis. Melão, melancia e morango também já conseguimos implantar. O pepino está na hidroponia. Conseguimos triplicar o valor do nosso projeto porque agora conseguimos ofertar todos esses produtos”, explica Gilmar.

Segundo o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Marcelo Soares de Oliveira, o resultado foi possível graças à organização dos produtores rurais. “A maior parte dos produtores que atendo fazem parte da Associação e eles estarem organizados desta forma, auxilia na hora da comercialização”, destaca.

Metodologia – O atendimento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT ocorre por meio da parceria com os Sindicatos Rurais. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Matupá, Fernando Bertolin, já há três frentes de ATeG no município. “A parceria do Sindicato com o Senar-MT tem possibilitado esse auxílio aos produtores. Procuramos atender as demandas que chegam até nós e ficamos felizes em receber o retorno positivo dos atendimentos”, destacou o presidente.

O objetivo da ATeG é atender os produtores rurais oferecendo um modelo de gestão e operação que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade de forma continuada e gratuita. De acordo com o supervisor da ATeG, Thiago Salapata, o programa visa auxiliar o produtor tanto dentro da porteira quanto na venda de seus produtos. “Tudo para que ele consiga produzir com qualidade e, consequentemente, alcançar novos mercados”.