A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Jovens de Mato Grosso são aprovados em Programa da CNA

Selo
Post Image

Trinta e cinco jovens de Mato Grosso foram aprovados no módulo introdutório da 5ª edição do Programa CNA Jovem, que tem a iniciativa de desenvolver novas lideranças dentro do setor agropecuário do país. Ao todo, 760 jovens passaram de fase, dentre as 2.400 inscrições recebidas.

A engenheira florestal de Juara, Cátia Cardoso, está participando pela segunda vez do Programa. Em 2020, quando teve a primeira experiência, ela participou apenas da fase remota. Agora, com o doutorado concluído, ela espera chegar à etapa presencial e adquirir mais conhecimentos para seu crescimento pessoal e profissional.

“O programa é contagiante e passa um conceito de liderança muito interessante. Quero aproveitar os conhecimentos para a minha carreira. Hoje trabalho como autônoma e participar de toda essa imersão que é proporcionada será muito gratificante”, explica.

Reunião de alinhamento com jovens inscritos de MT

No módulo introdutório, os jovens conheceram a atuação e a representatividade do Sistema CNA/Senar. Especialistas do setor agropecuário ainda apresentaram os detalhes das principais cadeias produtivas, dados sobre produção, produtividade e relevância para a economia brasileira.

Segundo o zootecnista e técnico agrícola de Sapezal, Max Martins, de 30 anos, participar do programa permitirá conhecer os bastidores do agro. “Nós que trabalhamos na ponta, muitas vezes não temos ideia de como são realizadas as tomadas de decisões do setor. Por isso, o programa é tão importante. Ele vai possibilitar uma visão mais ampla e, com isso, contribuir para a formação de profissionais diferenciados, que é o que eu quero ser”.

Na próxima etapa, os participantes realizarão oficinas de liderança e autoconhecimento; e problemas, dilemas e oportunidades. A fase será nacional, ofertada de forma remota e igualmente classificatória.

Para quem for aprovado nesta etapa, a partir de maio acontecerão três encontros estaduais, onde os jovens se encontrarão presencialmente para as atividades. Eles participarão da oficina de desafio e resultados esperados, oficina de inovação e oficina da iniciativa.

Ao longo do programa também estão previstos três encontros nacionais com o intuito de preparar os participantes para assumir posições de liderança no setor. A programação segue até novembro.

Programa – O CNA Jovem é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar para jovens de 22 a 30 anos, com formação técnica ou superior e vínculo com a agropecuária. Criado em 2014, mais de cinco mil pessoas de todos os estados brasileiros já participaram.

O objetivo é desenvolver capacitação em liderança empreendedora, inovação baseada em desafios, proposição de iniciativa de liderança, preparação para sucessão

Para saber mais sobre o programa CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/

Com informações da Assessoria de Comunicação da CNA