A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Jovem consegue emprego no campo após ser destaque no Colheita de Talentos

Selo
Post Image

Determinação, dedicação e muito estudo. Estes são os ingredientes que contribuíram para a realização do sonho de Dani José Locatelli Junior, de apenas 19 anos. A idade ainda é pouca, mas a responsabilidade já é bem grande. Ele é operador de máquinas pesadas e trabalha na Fazenda Siriema, do Grupo Locks, em Sapezal. Locatelli, como é popularmente chamado conduz uma colheitadeira de milhões de reais. De longe ele olha e aponta: “aquela é a ‘minha’ máquina”, diz ele se referindo a colheitadeira com a qual trabalha.

Locatelli conta ainda que é com a checagem de uma lista de itens na máquina e a limpeza de alguns componentes que começa o trabalho do dia. O sonho do jovem começou a se tornar realidade depois de fazer o primeiro curso de operação de máquinas ofertado pelo Sindicato Rural de Sapezal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), com o apoio do Grupo Locks.

Ele já concluiu quatro cursos ofertados pelo Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais. Nascido em Cuiabá (MT), ele viajou 520 quilômetros para começar a colher os frutos do conhecimento adquirido. “A expectativa é de  aprender cada vez mais”, afirmou o jovem que foi destaque na Colheita de Talentos,  uma plataforma desenvolvida para unir a mão de obra qualificada pelo Senar-MT com as vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Apesar da pouca experiência, Locatelli já tem alcançado indicadores de destaques. Ele tem números que o coloca entre os operadores mais experientes. O gerente agrícola do grupo Locks, Marco Antônio Dornelles enfatiza que receber um jovem já capacitado é gratificante para a empresa. “Esta parceria com o Senar-MT garante a transformação na vida das pessoas. O Locatelli viu a oportunidade, correu atrás e agora integra nosso time. Estamos cheios de expectativa”.

Ao ouvir a história do jovem que tem se destacado entre os operadores da fazenda Siriema, o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, fez questão de conhecer o rapaz. Chico disse que é sempre uma satisfação ver a transformação que o Senar-MT causa na vida das pessoas.

Ao encontrar o “time” da fazenda Siriema, Chico soube que os 30 operadores de máquinas do grupo já fizeram alguma capacitação pelo Senar-MT. “É uma satisfação ver que o profissional capacitado faz a diferença nas propriedades rurais”.

Pelas capacitações do Senar-MT, Dani totalizou 224 horas de carga horária de conhecimento. Ele participou dos cursos de operação de tratores agrícolas, aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido, operação de colheitadeira de grãos e mecânico de tratores.

Além dos cursos ofertados pelo Senar-MT, o jovem também adicionou ao seu currículo digital, capacitações realizadas fora da instituição. Segundo o coordenador do Senar-MT, Willian Basili, quanto mais informação, maior o destaque do candidato na plataforma. “Alunos que tiveram notas altas durante os cursos, possuem bastante carga horária de treinamento e um currículo complementar chamam mais atenção dos recrutadores”.

Colheita de Talentos – Dados de agosto de 2022 informam que mais de 80 empresas do agro estão cadastradas na plataforma desenvolvida pelo Senar-MT. Ao todo, 21 vagas de emprego já foram divulgadas dentro do programa.

A plataforma está disponível para acesso de todos os egressos da instituição que podem editar seus dados complementares. Empresas do agro também podem se autocadastrar e verificar se há candidatos com o perfil desejado para as vagas abertas no mercado de trabalho.