A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sistema Famato inicia projeto para eternizar história em Acervo Digital

Selo
Post Image

Registro da inauguração do prédio da Famato que já consta no Acervo Digital do Sistema

Com o objetivo de registrar digitalmente cerca de 60 anos de história, o Sistema Famato começou, em 2022, a trabalhar no projeto Acervo Digital. A instituição está recebendo fotos relacionadas à sua história para ampliar a quantidade de registros coletados que já soma 123 mil imagens.

Dentre esse total, 13 mil fotos já estão prontas para serem incluídas na plataforma de uma startup parceira do Google, chamada Assetway, que utiliza as tecnologias de Cloud e Inteligência Artificial da multinacional para indexar e catalogar imagens e vídeos. Por meio da plataforma, será possível pesquisar imagens com base em informações como período, evento ou pessoas presentes na imagem. O objetivo é facilitar a busca por momentos históricos que marcaram o Sistema.

O gerenciamento e manutenção do acervo ficará sob responsabilidade da Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), que também é responsável pela implantação do projeto junto à equipe de Tecnologia de Informação da instituição.

Foto de 1998

O projeto está na fase de implantação. Os interessados em contribuírem podem enviar fotos e registros para a Assessoria de Imprensa do Senar-MT. As imagens que estiverem impressas serão digitalizadas pela equipe e devolvidas aos respectivos donos. Já os registros que já foram digitais podem ser encaminhados para o e-mail cristina.kobayashi@senarmt.org.br.

Pesquisa – Para a realização do projeto, foi necessária pesquisa sobre a história do Sistema, com base em imagens analógicas impressas desde a época das fotografias em preto e branco, o Jornal Produtor Rural desde 1991 e Revistas do Produtor Rural, desde 1997.

Também foram entrevistadas pessoas que acompanharam a história do Sistema como o jornalista Onofre Ribeiro, o presidente do Fesa-MT e ex-superintendente do Senar-MT, Antônio Carlos Carvalho, e os colaboradores do Senar-MT há mais de 20 anos, João Vargas e Márcio Luciano. O objetivo era identificar períodos e pessoas nas imagens. Estas entrevistas continuam acontecendo paralelamente a coleta de fotos.

Categorização de imagens – Além da pesquisa e da identificação das fotos, para possibilitar a implantação do projeto também é necessária a categorização das imagens, mapeamento de pastas e descrição dos acontecimentos para a ferramenta de busca.

Fotos impressas serão digitalizadas

De acordo com a assistente de comunicação, Cristina Kobayashi, quanto mais detalhadas forem as descrições, mais fácil será a localização dos arquivos. “Quando relacionamos uma imagem com algum acontecimento, um link, uma matéria ou um texto mais detalhado facilita na hora da busca por aquele material específico”, destaca.

Sistema – O projeto abrangerá todas as instituições do Sistema, como o Imea, o Agrihub, Sindicatos Rurais, Senar-MT e Famato, e consistirá um trabalho contínuo. Na prática, o Acervo Digital será uma ferramenta de busca com tamanho ilimitado, com imagens de 57 anos de história.

Gerido pela Assessoria de Imprensa, quando a área for acionada, será possível localizar imagens por meio de filtros como o acontecimento, o período selecionado, pessoas presentes na foto, entre outros. Para mais informações entre em contato pelo telefone (65) 3928-4814.